Sinpro realiza reunião com delegados sindicais e promove formação sobre o mês do orgulho e a visibilidade LGBTQIAPN+
O Sinpro realizou, nesta quinta-feira (18), na sede da entidade, no SIG, reunião periódica com delegados(as) sindicais e representantes de escolas. O encontro teve como objetivo apresentar o repasse das ações desenvolvidas pelo sindicato, fortalecer o diálogo com a base por meio da escuta das avaliações, demandas e contribuições dos(as) participantes e promover uma formação voltada à diversidade, com destaque para o mês do orgulho e a visibilidade LGBTQIAPN+.
Realizada pelo professor da rede pública de ensino do Distrito Federal, Anderson Neves, que está afastado da sala de aula para doutoramento, a formação foi fundamentada nas diretrizes do Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), documento que orienta a organização do trabalho pedagógico nas escolas e reafirma o compromisso com os direitos humanos, a valorização da diversidade e o respeito às diferenças.
Diversidade na escola
Durante a reunião, foram apresentados informes e debatidos temas relacionados à atuação do Sinpro na defesa da educação pública e dos direitos da categoria. A formação, conduzida pelo professor Anderson Neves, abordou questões relacionadas à diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar, com destaque para a importância de fortalecer práticas pedagógicas comprometidas com os direitos humanos, a valorização da diversidade e o combate a todas as formas de discriminação.
A atividade reforçou a necessidade de ampliar espaços permanentes de formação e diálogo sobre gênero, sexualidade e diversidade nas escolas e nas entidades sindicais, o que contribui para qualificar o debate e enfrentar a disseminação de discursos preconceituosos e desinformativos.
Anderson explicou que “é fundamental compreender que as questões relacionadas à diversidade sexual e de gênero são elementos constitutivos das relações sociais e, portanto, integram os processos educativos. Em um contexto marcado pela circulação de discursos neoconservadores, torna-se urgente romper as barreiras do preconceito e promover práticas pedagógicas comprometidas com o reconhecimento, a valorização e o respeito às diferenças, contribuindo para a construção de ambientes escolares mais democráticos, inclusivos e socialmente justos”.
A formação reafirmou o compromisso do Sinpro com uma educação pública plural, democrática e inclusiva, que reconheça a diversidade das pessoas que compõem a comunidade escolar e assegure condições para que estudantes e profissionais participem da vida escolar com dignidade e respeito.
