Inscrições abertas para curso sobre Nova Política Nacional de Educação Especial Inclusiva

A partir desta segunda-feira (23), professores(as) e orientadores(as) educacionais efetivos(as) ou em regime de contratação temporária, da ativa ou aposentados(as), poderão fazer a inscrição para o curso sobre a Nova Política Nacional de Educação Especial Inclusiva (PNEEI). O curso, oferecido pela Secretaria de Política Educacional do Sinpro, é exclusivo para filiados(as). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do sindicato.

 

Faça sua inscrição aqui

 

O curso faz parte da formação continuada do Sinpro e conta para progressão na carreira. São 60 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição, segundo critérios de gênero, raça, diversidade e PCD, fatores que precisam ser informados na inscrição.

A capacitação tem carga horária de 120 horas. As aulas serão ministradas pela pedagoga e doutora em Educação Olga Cristina de Freitas, de março a julho de 2026, no formato híbrido, pela plataforma Moodle, e de forma presencial na sede do Sinpro (SIG). O cronograma pode ser conferido aqui.

“O Sinpro não luta apenas por pautas econômicas; lutamos por um projeto de educação. Neste projeto, os avanços nas políticas educacionais convergem com uma educação de qualidade que, necessariamente, exige valorização dos servidores e servidoras. Essa valorização passa pela formação continuada”, afirma a coordenadora da Secretaria de Políticas Educacionais do Sinpro, Ana Bonina.

 

Desafios na sala de aula

A PNEEI, que reafirma os princípios da Constituição, da Lei de Diretrizes e Base (LDB) e da Lei Brasileira de Inclusão, estabelece a obrigatoriedade de os sistemas educacionais garantirem acesso, permanência e aprendizagem para estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades. “Para o Sinpro, investir em uma formação sobre a política nacional significa qualificar o debate nas escolas, fortalecer a atuação dos profissionais com fundamentação técnica e transformar a inclusão em prática consciente, não apenas de obrigação formal. O curso é voltado ao reconhecimento da política e não apenas a uma capacitação técnica. É um instrumento de valorização profissional que vai fortalecer a escola pública, porque professores bem formados e preparados ampliam a capacidade de dedicação e atuação pedagógica”, explica o diretor do Sinpro, Carlos Maciel.

No Distrito Federal, apesar dos altos índices de inclusão em classes comuns, as desigualdades entre as regionais de ensino e as limitações estruturais são desafios diários. É nesse contexto que o curso se insere como uma ação estratégica para promover respostas educacionais mais equitativas e alinhadas à nova normativa.

 

SERVIÇO:

Curso: PNEEI em contexto: fundamentos, práticas e estratégias pedagógicas

Vagas: 60

Carga horária: 120 horas

Modalidade: Híbrida (a distância com encontros síncronos e presenciais)