Artigo | Por mais vivências e mais direitos para aposentadas e aposentados

Leia artigo da professora aposentada Elineide Rodrigues, coordenadora da Secretaria de Aposentados do Sinpro, sobre as lutas desse segmento e a demanda por políticas públicas para viver com qualidade e dignidade.

 

—————————

Por mais vivências e mais direitos para aposentadas e aposentados

Por Elineide Rodrigues *

 

Como diz a música do Arnaldo Antunes, “a coisa mais moderna que existe nesta vida é envelhecer”. A parcela da população com mais de 60 anos tem se tornado cada vez mais significativa em relação ao todo, e esse fato transforma as relações sociais, de trabalho e as demandas por políticas públicas.

Infelizmente, o que temos visto são diversos ataques aos direitos das pessoas aposentadas e o sucateamento da previdência. A Reforma da Previdência de Bolsonaro (2019), piorada no DF por Ibaneis, traz mais dificuldades para trabalhadoras e trabalhadores se aposentarem e o grande absurdo que é a dupla taxação, o confisco das aposentadorias.

O Sinpro e a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) vêm travando essa luta nos últimos seis anos, e agora a mobilização visa a pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para destravar o julgamento das ações contra o confisco.

No DF, em 2025, alcançamos uma bela vitória contra os ataques de Ibaneis: a atuação firme do Sinpro conseguiu barrar a cobrança retroativa de aposentados e pensionistas quanto a contribuições previdenciárias reajustadas de novembro e dezembro de 2020. A vitória foi na Justiça e na Câmara Distrital.

O ano de 2026 traz consigo a renovação de governos e parlamentos, e é importante estarmos atentas e atentos para eleger nomes comprometidos com a defesa das pessoas aposentadas. Como destacado no início, para além de enfrentar os ataques, é preciso construir e atualizar políticas públicas voltadas para as pessoas aposentadas.

Direito à cidade, transporte público acessível, saúde de qualidade, políticas de lazer são temas de muito interesse para um setor da sociedade que vem se ampliando. É dever do Estado garantir que as pessoas aposentadas vivam com qualidade e dignidade.

O Sinpro sempre esteve nessa luta, e seguirá concentrando esforços para um presente e um futuro com mais vivências e mais direitos para todos e todas nós. Feliz Dia do Aposentado!

 

* Elineide Rodrigues é coordenadora da Secretaria de Aposentados do Sinpro-DF.