Projeto do CEF Dra. Zilda Arns é destaque do Prêmio Paulo Freire
A 5ª edição do projeto ‘Zilda Além dos Muros’, promovido anualmente pelo Centro de Ensino Fundamental Dra. Zilda Arns, do Paranoá, fez a diferença no 3º Prêmio Paulo Freire. Contando com a colaboração de estudantes, professores(as), orientadores(as) educacionais e moradores da região administrativa, o projeto Político-Pedagógico foi destaque na categoria Cultura.
O projeto atua como uma plataforma de discussão sobre um modelo educacional alternativo, que valoriza a vivência e a experiência prática. Alinhado aos princípios de Paulo Freire, propõe um aprendizado significativo e enraizado no cotidiano dos(as) estudantes. Sua essência está na oferta de atividades artísticas e culturais à comunidade escolar e seu entorno, culminando em um maior acesso à arte e à cultura.
Dessa forma, o festival ‘Zilda Além dos Muros’ se inspira na pedagogia freireana, que compreende a educação como um processo de libertação e transformação social. O evento dialoga com as culturas urbanas e as ofertas à comunidade por meio da cultura Hip Hop, do skate e dos saberes tradicionais, promovendo o diálogo entre os participantes e fortalecendo sua identidade cultural.
Além disso, o festival canaliza o que Frantz Fanon denominava de “força muscular” presente nas periferias, potencializando talentos e fomentando novas possibilidades para a juventude.
Clique aqui e confira o álbum do Facebook.
