Projeto ‘Cirandas e Histórias’ celebra memória e criatividade de pessoas 60+ no DF

De setembro a dezembro, os Centros de Convivência de Brazlândia, Ceilândia, Cruzeiro, Estrutural e Taguatinga foram palco de um projeto que misturou literatura, tradição oral e artesanato. A iniciativa ‘Cirandas e Histórias na Terra das Memórias’ levou pessoas 60+ a oficinas que transformaram cantigas populares e histórias em novas formas de expressão.

Em Brazlândia e na Estrutural, o ciclo já se encerrou com exposições dos trabalhos produzidos e um espetáculo literário, onde os(as) próprios(as) participantes foram os protagonistas. Nas próximas semanas, será a vez das comunidades do Cruzeiro, Taguatinga e Ceilândia celebrarem os resultados das atividades.

Ao longo dos últimos meses, os(as) participantes se envolveram em diversas práticas artísticas. Entre elas, narrativa oral, mediação de leitura, confecção de livros artesanais, bordados que ilustram contos, criação e recitação de versos, e desenhos que traduzem narrativas. O objetivo foi costurar memórias individuais e coletivas por meio da arte.

Os eventos de culminância serão momentos de celebração, com mostra dos trabalhos e a apresentação do espetáculo “Terra das Memórias”, pelo grupo Paepalanthus e pelo sanfoneiro Sivuquinha, de Brasília.

 

Arte como ferramenta de afeto e saúde mental

O projeto se fundamenta no poder da arte como estímulo cognitivo e afetivo. Mais do que oficinas, é uma ciranda de vozes, na qual cada palavra dita ou ouvida se torna um gesto de afeto, um remédio contra o esquecimento.

Estudos já comprovaram que atividades como contação de histórias, rodas de conversa, leitura e artes manuais são benéficas para a saúde mental e emocional, especialmente na terceira idade. Cada encontro do projeto foi pensado como um espaço de partilha e cuidado, unindo gerações através de narrativas e criações manuais.

A iniciativa é um convite para que pessoas 60+ se reconectem com sua criatividade e memória.

O “Cirandas e Histórias na Terra das Memórias” é realizado pelo Instituto Cultural Casa de Autores em parceria com o Grupo Paepalanthus, com recursos do Ministério da Cultura (MinC). A entrada para os eventos de encerramento é gratuita.

 

Serviço:

Cruzeiro
Data: 03/12, quarta-feira

Horário: às 14h30

Local: Associação de idosos Paz e Amor do Cruzeiro Velho

Taguatinga
Data: 09/12, terça-feira

Horário: às 14h30

Local: CECON Mozart Parada

 

Ceilândia
Data: 10/12, quarta-feira

Horário: 9h

Local: CECON Ceilândia Sul