Festa Cultural do Jardim 603 de Recanto das Emas homenageia o mundo do samba
A Festa cultural 2025 do Jardim de Infância 603 do Recanto das Emas, realizada no último dia 13 de setembro, trouxe uma grande homenagem ao mundo do samba. Nos meses de agosto e setembro, as crianças do Ensino Infantil aprenderam novos ritmos, instrumentos musicais, letras de músicas e palavrinhas diferentes, bem como sambistas da velha e da jovem guarda que compõem a cultura afrobrasileira.
“Fizemos pesquisa sobre os cantores e autores, apresentamos às crianças os instrumentos musicais de cordas e percussão e as letras de músicas de sambas antigos e sambas atuais”, conta a diretora Fabíola da Costa Farias. “As crianças construíram toda a parte artística, com desenhos, recortes e bandeirolas. Toda a ornamentação foi feita nas cores verde e rosa, em homenagem à Estação Primeira de Mangueira, escola de samba tradicional do Rio de Janeiro, referência de projeto social e cultura afrobrasileira dentro do morro”, explica a diretora.
A festa, que faz parte do Projeto Político Pedagógico da escola e contempla o Currículo em Movimento da Secretaria de Educação, foi a culminância de um ciclo de trabalho com o objetivo de levar a cultura afrobrasileira à escola. Por essa perspectiva, as crianças conheceram o universo de imortais do samba como Cartola, Candeia, Pixinguinha e Nelson Gonçalves, e também tiveram contato com artistas de Brasília, como Sete na Roda, Marcelo Café e Jean Mussa, “como referências pretas de cultura popular, dentro do samba”, segundo a diretora Fabíola.