Professora da EC 305 Sul lança segunda edição de livro sobre região Centro-Oeste
A pedagoga e professora de ciências naturais Mirian Alves Lins da Escola Classe 305 (EC 305 Sul) lançou a segunda edição do projeto “Livro da Turma”, com a obra “Aventuras pelo Centro-Oeste”. O livro é produzido pelos estudantes do 4º Ano D, com idades entre 9 e 10 anos. O lançamento foi realizado no dia 21 de agosto.
A iniciativa faz parte do projeto piloto da escola “Conhecendo Meu Povo, Meu País”, e tem o objetivo de desenvolver competências socioemocionais, incentivar a escrita e ensinar sobre a importância do local onde vivem.
Ao todo, 18 estudantes participaram da produção do livro, que reúne conteúdos das disciplinas de língua portuguesa, ciências da natureza e ciências humanas. A narrativa acompanha uma turma que viaja pela Região Centro-Oeste do Brasil, vivenciando na prática o que aprenderam nas aulas. Durante o percurso, os personagens descobrem curiosidades sobre os estados visitados e interagem com colegas com deficiência, promovendo o respeito à diversidade.
Um dos destaques do livro, segundo a professora Mirian, são as informações sobre a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF). “As crianças estão aprendendo desde cedo sobre um tema tão importante para nossa realidade local”, destaca a docente, que atua como professora de Atividades.
Embora a obra não tenha sido publicada por uma editora, o Sinpro imprimiu um exemplar para cada estudante, como forma de valorizar a produção pedagógica e o protagonismo estudantil.
Professora Miriam também disponibilizou a versão em PDF para venda simbólica entre familiares e amigos. O valor arrecadado foi revertido em um piquenique no Parque da Cidade, com direito a sorvetes da sorveteria mencionada na história, além de kits de lanches e materiais escolares.
“A ideia de vender o livro surgiu porque estamos trabalhando atualmente o ‘Projeto Aprender Valor”, voltado à educação financeira. Assim, os estudantes vivenciaram na prática o que estão aprendendo”, explica a professora. Ela ainda pretende transformar a obra em uma peça teatral para apresentar a história para outros estudantes.
Essa foi a “segunda edição do projeto ‘Livro da Turma'”. Em 2024, a professora Mirian apresentou a obra “Marina vai ao Cerrado”, escrita pelos estudantes Guilherme Blasi e Ayla Camily e ilustrada por alunos da turma do ano passado, durante o 13º Circuito de Ciências, realizado no CEMI Cruzeiro.
Iniciativas como essa mostram o poder da educação pública em transformar conhecimento em experiências significativas e formativas para a vida.
Clique aqui para ver o álbum de fotos.