Artigo | Professores apontam caminhos para um Ensino Médio alinhado ao PNE

Em artigo científico, a professora aposentada da rede pública do DF Edileuza Silva e os professores Francisco Silva e Ricardo Pacheco discutem a relação entre o Plano Nacional de Educação (PNE), o financiamento da educação pública e o novo Ensino Médio.

Para os(as) autores(as), a política nacional para o Ensino Médio precisa estar articulada ao PNE e sustentada por financiamento estável. Isso garantirá, entre outros pontos, currículo, infraestrutura, formação docente e programas de permanência que atendam às reais necessidades dos(as) jovens.

Os(as) docentes apontam também que a reforma do Ensino Médio, de 2017, foi aprovada sob orientação de organismos internacionais com interesses alinhados ao mercado, evidenciando a disputa em torno do projeto de formação das juventudes brasileiras. Além disso, não houve diálogo com educadores(as), estudantes e sociedade civil organizada. Segundo os(as) autores(as), isso fragilizou a formação integral dos estudantes e aprofundou as desigualdades.

Nesse sentido, eles destacam a importância da organização e mobilização popular para defender o conteúdo aprovado na Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2024 e garantir que o novo PNE (2025-2035), em discussão no Congresso Nacional, seja, de fato, efetivo.

Clique aqui para ler artigo completo.