Mostra homenageia artista Francisco Galeno
A mostra “Meu Galeno”, com obras do artista Francisco Galeno, está aberta para visitação na Referência Galeria de Arte, de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado das 10h às 15h. A visitação pode ser feita até setembro. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.
A exposição, estruturada a partir do relacionamento dos colecionadores, reúne peças produzidas por Galeno em seus ateliês na Parnaíba (PI) e em Brazlândia (DF). “Nesta exposição, foram reunidos trabalhos de diversas séries e períodos, trabalhos que muitas vezes não chegaram à vista do público, porque do ateliê do artista seguiram para a galeria e de lá para a casa dos clientes”, afirma a galerista Onice Moraes.
Artista
Francisco Galeno foi um dos artistas plásticos mais importantes de Brasília. Falecido em junho de 2025, sua obra é repleta de referências às suas ancestralidades, infância no Delta do Parnaíba (PI) e sua vida em Brasília.
“Na minha arte não entra um prego que não seja carregado de história afetiva”, dizia Galeno, criado em Brazlândia, onde tinha seu ateliê e costumava receber os amigos e colecionadores nos períodos em que visitava aos familiares, alternando com seu ateliê em sua cidade natal, Ilha Grande (PI).
Galeno não foi apenas pintor. Ele atuou em várias direções: escultura, roupas, instalações. Quando era moleque, seu sonho era ser jogador de futebol, e desenhou uma camisa para o time do Brazlândia.
Serviço:
“Meu Galeno” – Pinturas, esculturas e objetos
Obras de Francisco Galeno presentes em coleções privadas
Local/Endereço: Referência Galeria de Arte CLN 202 Bloco B Loja 11 Subsolo
Visitação: Até 13/09 – De segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 15h
Entrada gratuita
Classificação indicativa livre