CCBB recebe palestras sobre racismo e subdesenvolvimento; saiba como participar  

O combate ao racismo por meio da educação e a reação de artistas brasileiros ao estigma do subdesenvolvimento atribuído ao Brasil serão temas de palestras no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília). As atividades fazem parte da Mostra Arte Subdesenvolvida.

No dia 26 de julho, às 14h, o professor e especialista em História da África e do negro no Brasil Marcelo Tomé realiza a discussão sobre “Educação antirracista”. Já no dia 2 de agosto, às 17h, Moacir dos Anjos dialoga com o público sobre “Arte e subdesenvolvimento no Brasil”.

Os debates contarão com tradução em Libras e são voltados a educadores sociais, professores, estudantes e ao público em geral.  As conversas serão seguidas de visitas mediadas à exposição da Mostra Arte Subdesenvolvida.

A entrada é gratuita, com a retirada de ingressos na bilheteria ou pelo site do CCBB.

 

 

Sobre a mostra

A partir dos anos 1930, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), países econômica e socialmente vulneráveis passaram a ser denominados “subdesenvolvidos”.

No Brasil, o conceito foi combatido por artistas. Parte da arte produzida à época está presente na mostra Arte Subdesenvolvida, que tem curadoria de Moacir dos Anjos e da Tuîa Arte Produção. A exposição fica em exibição no CCBB Brasília até 3 de agosto, com visitação de terça a domingo, das 9h às 21h.

O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso na bilheteria ou pelo site CCBB , e a classificação indicativa é livre.

Van gratuita

O CCBB oferece translado gratuito (ida e volta). O embarque e desembarque da van são realizados próximo ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito e os ingressos podem ser emitidos no site bb.com.br/cultura, na bilheteria do CCBB ou pelo QR Code disponível no veículo.

– Horários:

– Saindo da Biblioteca Nacional para o CCBB: 12h, 14h, 16h, 18h e 20h

– Saindo do CCBB para a Biblioteca Nacional: 13h, 15h, 17h, 19h e 21h