Nova diretoria do Sinpro toma posse com força coletiva e foco na reestruturação da carreira
Em evento realizado no auditório do Sindicato dos Bancários na noite dessa sexta (18/8), a nova diretoria do Sinpro tomou posse para o triênio 2025-2028. Os(as) diretores(as) assumem o mandato com o compromisso de avançar na valorização do magistério público, na defesa da educação de qualidade e na luta por direitos para a classe trabalhadora.
A Chapa 1, “Mais lutas, mais conquistas”, foi eleita no pleito realizado dias 28 e 29 de maio de 2025, com 58,03% dos 10.611 votos.
“Assumimos essa nova gestão com muitos desafios, mas também com muita disposição de luta e coragem para concretizar a valorização da nossa categoria. Não mediremos esforços para avançar nas negociações para a reestruturação do nosso Plano de Carreira, bem como para a recomposição do quadro de servidores efetivos, com a convocação de todos(as) os(as) aprovados(as) no concurso de 2022”, disse a diretora do Sinpro Márcia Gilda.
A sindicalista falou ainda sobre a continuidade da mobilização do Sinpro por melhores condições de trabalho e contra os diversos tipos de violências no ambiente escolar. “Agradeço àqueles que caminham lado a lado conosco para que nossas lutas sejam exitosas. E nosso agradecimento à toda a categoria que confiou o seu voto na chapa 1”, afirmou.
Após as saudações, o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, que presidiu a Comissão Eleitoral na condução das eleições do Sinpro, deu posse à nova direção.
“Agradeço a todos pelos trabalhos realizados pela comissão eleitoral. Todas as decisões foram tomadas por consenso, e isso foi importantíssimo. Foi uma eleição construída democraticamente e no diálogo. Quero dizer para a direção eleita que vocês têm uma responsabilidade. Mais de 10 mil professores foram às urnas. A grande maioria votou nessa chapa, mas nosso papel é de representar toda a categoria”, disse o sindicalista.

É preciso ter garra
Com a participação de entidades sindicais, movimentos social e estudantil, além de lideranças políticas e populares, a atividade lotou o auditório do Sindicato dos Bancários.
O secretário de Relações Internacionais da CUT e dirigente da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Antônio Lisboa, destacou que o mundo enfrenta múltiplas crises em um cenário que impõe grandes desafios para a diretoria que toma posse. “Vocês vão dirigir um sindicato que considero como a maior construção coletiva que conseguimos fazer. Não é somente um patrimônio da categoria, mas da cidade. Assumir o mandato é saber o que ele (Sinpro) representa para nossa população”, afirmou.
Para a professora Luciana Custódio, que representou os sindicalistas que estão deixando a direção, foi um mandato desafiador, mas com vitórias. “Saímos da direção, mas nunca sairemos da luta, pois ela faz parte da nossa vida. Aos que chegam agora, vocês não estarão sozinhos, estamos aqui com vocês. Desejo muito foco e coração na categoria”, disse.
Já diretora do Sinpro que representou a renovação na direção, Sandra Reis, falou sobre a honra e responsabilidade de assumir o mandato. “Represento um momento de transição, continuidade e renovação. Agradecemos a coragem de cada companheiro que esteve à frente do Sinpro nos últimos anos. Vocês deixaram um legado de lutas e conquistas que honraremos. É nesse espirito de respeito ao passado, que abraçamos o futuro”, afirmou.
A diretora da CNTE e ex-diretora do Sinpro Rosilene Côrrea não conseguiu participar da atividade presencialmente, mas deixou o seu recado por vídeo. “Àqueles que encerram o mandato e para quem chega muita força e sabedoria. A tarefa central que essa direção tem é manter a categoria unida. É preciso fazer essa luta com muita unidade. Precisa ser uma caminhada lado a lado. E isso só acontecerá se lidarmos com essa categoria tão valorosa com o respeito, carinho e dedicação que ela merece” ressaltou.
O presidente da CNTE, Heleno Araújo, também deixou sua saudação em vídeo. “Desejo sucesso a essa direção que já demonstrou compromisso com categoria no DF. Tenho certeza que vocês vão dar continuidade à luta, formação e mobilização em defesa do magistério público e da classe trabalhadora”, disse.
Também por vídeo, o presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, felicitou a nova diretoria. “É uma honra saudar os novos mandatos e o Sinpro-DF, que sempre esteve presente nas lutas da classe trabalhadora. Que os próximos três anos sejam de muita conquista para a categoria, a educação e ao país”, cumprimentou.
Marcilon Duarte, representante da Intersindical, parabenizou os(as) eleitos(as) pelo compromisso assumido com a luta coletiva. “A posse de uma nova direção sindical não é apenas um ato formal, é antes de tudo, momento de reafirmação da luta por direitos”, disse.
Já Flauzino Antunes, presidente da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB), falou dos desafios na luta por valorização. “A profissão mãe de todas as profissões não recebe o devido respeito. Que a luta continue”, felicitou.
Veja a nova diretoria:
– Secretaria de Finanças: Márcia Abreu, Márcia Gilda e Ricardo Gama;
– Secretaria de Administração e Patrimônio: Cléber Soares, Sandra Reis e Vitor Húngaro;
– Secretaria de Assuntos Culturais: Alberto Ribeiro, Fátima de Almeida e Levi Porto;
– Secretaria de Assuntos de Raça e Sexualidade: João Macedo, Joana Darc e Robson Câmara;
– Secretaria de Assuntos de Saúde do Trabalhador: Elbia Pires, Ezequiel Moura e Rodrigo Teixeira;
– Secretaria de Assuntos dos Aposentados: Consuelita Oliveira, Elineide Rodrigues e Izabela Cintra;
– Secretaria de Formação Sindical: Ana Bonina, Hamilton Caiana e Vanilce Diniz;
– Secretaria de Imprensa e Divulgação: Leilane Costa, Letícia Montandon e Samuel Fernandes;
– Secretaria de Assuntos e Políticas para Mulheres Educadoras: Berenice D’Arc, Regina Célia e Silvana Fernandes;
– Secretaria de Assuntos Jurídicos, Trabalhistas e Socioeconômicos: Dimas Rocha, Lúcia Brandão e Thaísa Magalhães;
– Secretaria de Organização e Informática: Júlio Barros, Ritinha Olly e Solange Buosi;
– Secretaria de Política Educacional: Carlos Maciel, Herbert Anjos e Monica Caldeira;
– Secretaria de Políticas Sociais: Caio Romão, Fernando Augusto e Jean Carmo.
Suplentes: Jairo Mendonça, Lucilene Kátia, Luciano Matos, Rogério Guimarães e Taise Souza.
Também tomaram posse os(as) conselheiros(as) fiscais: Marizeth Albernaz, Wellington Nascimento dos Santos, Monique Mendonça, Selassie das Virgens Júnior e Carlos Fernandez.