Tabela salarial de julho traz reajuste e mais uma parcela da GAPED/GASE
O Sinpro está disponibilizando a tabela salarial do mês de julho para auxiliar os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais na consulta e no cálculo de seus vencimentos, incluindo professores(as) em regime de contratação temporária e aposentados(as).
A tabela salarial de julho que o Sindicato está disponibilizando representa o aumento de, em média, 7,3% na remuneração, que corresponde à última parcela do reajuste de julho + a incorporação da penúltima parcela da incorporação da GAPED/GASE (a porcentagem poderá ser maior a depender da posição que o(a) educador(a) está na tabela). Além disso, no documento é possível conferir o efeito nas gratificações e como fica a configuração salarial.
É importante ressaltar que apesar do próximo pagamento ser referente ao mês de junho, o Sindicato já está liberando a tabela salarial de julho, que será pago no quinto dia útil de agosto. O documento tem como objetivo possibilitar que os(as) educadores(as) possam tirar possíveis dúvidas e conferir onde cada um está na tabela salarial da carreira do magistério público.
O processo de incorporação da GAPED/GASE na folha salarial de professores(as) e orientadores(as) educacionais é fruto de uma luta histórica desta categoria, conquistado em 2023.
Incorporação da GAPED/GASE
A GAPED nasceu em 1991, com o nome de Gratificação de Regência de Classe (GRC), conhecida como “Pó de Giz”; enquanto a GASE foi criada no segundo plano de carreira, em 2004, com o objetivo de igualar os salários de orientadores(as) educacionais aos dos(as) professores. Ambas foram criadas a partir de muita mobilização, como medidas de valorização dos profissionais do magistério público e como um passo na direção da reestruturação da carreira naqueles momentos.
A luta da categoria na greve de 2023, em defesa da valorização e reestruturação da carreira, culminou com a incorporação dessas gratificações ao vencimento básico (Lei nº 7.316).
Acesse todas as tabelas salariais clicando aqui.
MATÉRIAS EM LIBRAS