Intersindical declara apoio à greve da educação

Em nota pública, a Intersindical (Central da Classe Trabalhadora) manifestou apoio à greve da educação pública no Distrito Federal, destacou os graves problemas enfrentados pela categoria, que culminaram na deflagração do movimento paredista. A entidade reiterou sua solidariedade ao Sinpro-DF e a todos os(as) profissionais da educação e denunciou as arbitrariedades do governo Ibaneis, que se recusa a realizar um diálogo efetivo e propositivo com o sindicato.

Confira a nota na íntegra

Nós, da Intersindical, Central da Classe Trabalhadora, apoiamos totalmente a greve das professoras, professores, orientadoras e orientadores do Distrito Federal, sob liderança do SINPRO.

O movimento paredista se iniciou no último dia 31 de maio em assembleia realizada com a presença de milhares de servidores da educação. A categoria reinvindica nada além de dignidade e respeito. São a penúltima classe em relação a todas outras de nível superior no DF. Enfrentam diariamente falta de condições de trabalho com salas lotadas, estudantes PCDs sem monitores e ausência de material de apoio para o trabalho pedagógico. Esses profissionais da Educação Pública buscam a reestruturação da carreira e, consequentemente, valorização do magistério.

O GDF se recusa a apresentar uma proposta de negociação justa e realiza várias ameaças como corte de ponto e multas diárias, tudo impedido pelo Ministro Flávio Dino que considerou ações abusivas por parte do Governador de Brasília Ibaneis Rocha. A ação do governo não é algo isolado e sim uma medida programada. De longa data a gestão de Ibaneis e sua Secretária de Educação, Helvia Paranaguá, vem sucateando o processo de ensino projetos degradantes como escolas cívicos militares e a tentativa do escola sem partido.

A INTERSINDICAL está ao lado do SINPRO/DF e de toda a categoria e denuncia todas as arbitrariedades do governo Ibaneis em não aceitar dialogar de forma realmente propositiva com a direção do sindicato!