Estudantes do CED 02 Paranoá são pioneiros na exposição de peças em museu histórico de MG
De 3 a 5 de junho, o Centro Cultural Hermes de Paula, em Montes Claros (MG), receberá peças de arte de estudantes do Centro Educacional 02 do Paranoá, na exposição Memória Candanga. São cerca de 30 cartazes em papel, no estilo lambe-lambe, produzidos à mão, que trazem como tema: Brasília. Essa é a primeira vez que o museu histórico recebe trabalhos de estudantes da rede pública do Distrito Federal.
Obras feitas por estudantes do CED 02 do Paranoá são expostas no Centro Cultural Hermes de Paula, em Montes Claros (MG)
A arte dos estudantes do CED 02 atravessou a divisa do Distrito Federal por iniciativa do professor Paulo Roberto, que atua na Secretaria de Educação do DF em regime de contrato temporário há três anos. “Os estudantes fizeram uma espécie de releitura da imagem da Monalisa (pintura de Leonardo da Vinci) com referência a Brasília. Então tem Monalisa na Catedral, como presidente e de várias outras formas”, explica o professor de Português da unidade escolar.
Segundo o docente, o que chamou a atenção foi a qualidade técnica e a criatividade das peças. “É um material interessantíssimo, cheio de qualidade. Eles (os estudantes) são do Ensino Médio. Então, é aquela idade de descoberta, de mente fértil”, conta Paulo Roberto.
“Sempre tem aquele aluno que gosta de desenhar, de escrever uma poesia, e esta exposição colabora para isto. Quando ele vê que a obra dele está em uma galeria, vai querer melhorar ainda mais o desenho dele. Vai querer se esforçar mais e este esforço virá através da pesquisa e do conhecimento. Isto impacta diretamente no rendimento dele enquanto aluno”, analisa o professor.
As peças artísticas irão ao Centro Cultural Hermes de Paula junto com outras 10 de artistas do Coletivo, Poesia e Arte Urbana, do qual o professor participa. O grupo existe desde 2019 e reúne artistas de Brasília e de outros estados do Brasil e do mundo, como a integrante Maiara Hanson, que mora em Kentucky, nos Estados Unidos. Os trabalhos ficarão expostos por todo o mês de junho.
O tema Monalisa foi explorado pelos alunos do Centro Educacional 02 do Paranoá sob várias temáticas
Artistas participantes:
Joanicy (DF)
Kal Navaez (DF)
Paulo Flyer (DF)
Maiara Hanson (Kentucky) EUA
Valdiney Carvalho (Minas Gerais)
Tércia Paiva (Valparaíso) GO
Vitelli (DF)
Curadoria: Paulo Flyer
Edição: Vanessa Galassi