Projeto Cultura Viva leva oficinas de artes, meditação e yoga ao CEF 04 de Sobradinho

O CEF 04 de Sobradinho realizou a semana da Cultura Viva – Arte e Expressão nas escolas, que contou, em sua culminância, com oficinas com dança, grafite e customização de roupas, além de aulas de meditação e yoga, e a carreta da tecnologia do ministério das Comunicações, com aulas de robótica, manutenção de celulares e montagem de computadores. O projeto foi concebido em cumprimento à Semana de Educação para a Vida, criada pela lei federal nº 11.988/2009.

O projeto, realizado na semana de 5 a 9 de maio, teve sua culminância na sexta-feira (9/5). As oficinas de dança, grafite e de customização de roupas foram executadas pelo grupo Cultura Viva, e atenderam a 90 estudantes dos nonos anos do CEF 04. Os sextos e sétimos foram atendidos pela carreta digital, e o restante da escola teve aulas de meditação e yoga.

“Buscamos trabalhar os eixos transversais do currículo, e fazemos projetos para algumas semanas especiais. Na semana para a vida, buscamos parceria c grupo de meditação e cultura viva”, conta a vice-diretora do CEF 04 de Sobradinho, Ângela Maria Morais Dantas.

Ângela conta que a comunidade escolar do CEF 04 faz parte de uma população que vive em extrema vulnerabilidade social, o que inclui assentamentos locais. São majoritariamente pessoas pretas e pardas. “Precisamos trazer temas que corroborem nossa prática pedagógica”, explica a vice-diretora:

“É preciso trabalhar a cultura antirracista, pois percebemos o racismo estrutural enraizado em nossa comunidade. Então, no projeto Cultura Viva trabalhamos dança, customização de roupas, para trazer um pouco da identidade de nossa comunidade para dentro da escola.”

A ideia do projeto Cultura Viva é favorecer projetos de vida na escola, trabalhando os eixos transversais do currículo como a educação para a diversidade, cidadania, educação para a sustentabilidade.

VEJA O ÁLBUM