Campanha salarial dialoga com Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

A valorização do magistério público é essencial para garantir segurança e saúde a professores(as) e orientadores(as) educacionais, com a promoção de uma educação de qualidade. Nesta segunda-feira (28), Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, e neste mês em que se celebra o Abril Verde, o Sinpro mostra que a Campanha Salarial 19,8% rumo à Meta 17 – pela reestruturação da carreira já! vai ao encontro do que propõe a data.

“Quando falamos em salários valorizados, estamos, sim, falando de qualidade de vida, de profissionais estimulados a irem ao trabalho, de saúde mental. Quando defendemos a reestruturação do nosso plano de carreira, falamos em avançar em direitos, entre eles, saúde e segurança”, explica a coordenadora da Secretaria de Assuntos de Saúde do Trabalhador do Sinpro, Élbia Pires.

Para que o governo dê celeridade ao processo de negociação que pauta as reivindicações do magistério público, a categoria aprovou indicativo de greve para o dia 27 de maio, quando será realizada assembleia geral. Até lá, serão promovidas ações do calendário de lutas, que inclui assembleias regionais, marchas e outras atividades. Veja AQUI o calendário completo

Adoecimento no ambiente escolar

Lesões por Esforços Repetitivos (LER/Dort), doenças respiratórias, dermatites, perda auditiva, doenças cardiovasculares e cânceres ocupacionais fazem parte do quadro de riscos em diversos setores. No caso da educação, os transtornos mentais e psicossociais vêm crescendo de forma alarmante, impulsionados por más condições de trabalho, sobrecarga, desvalorização e assédio institucional.

Segundo dados do Ministério da Previdência Social, somente em 2024, o país registrou 472.328 afastamentos por transtornos mentais, como ansiedade, depressão e burnout — um aumento de 68% em relação ao ano anterior. Parte significativa desses casos atinge profissionais da educação.

Impactos da tecnologia na saúde e segurança

Este ano, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) chama atenção para os impactos da digitalização e da Inteligência Artificial (IA) na segurança e saúde dos trabalhadores. A OIT propõe, como tema do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 2025, uma reflexão sobre como inovações tecnológicas — como robôs, exoesqueletos, IoT, realidade aumentada, trabalho por plataformas e IA na gestão de pessoas — estão transformando as formas de trabalhar e os riscos associados. A proposta é analisar como essas mudanças podem contribuir (ou não) para ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.

Abril Verde é compromisso com a vida

No Brasil, o mês de abril é marcado pela mobilização em torno do Abril Verde, campanha que alerta para a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A data escolhida, 28/4, homenageia as vítimas desses agravos e convida a sociedade a repensar as condições laborais em todos os setores, incluindo quem atua no ensino público, ambiente em que professores(as) e orientadores(as) educacionais enfrentam múltiplos riscos à saúde física e mental.