Sinpro fortalece atuação dos aposentados com curso de formação sindical
O curso Formação por Território para Aposentados(as), realizado pela Secretaria de Assunto dos Aposentados do Sinpro, tem se consolidado como ferramenta essencial para manter o segmento ativo e atualizado nas lutas do magistério público do Distrito Federal.
A realização do curso atende a uma demanda da categoria apontada durante a 1ª Conferência para Aposentados(as) do Sinpro, realizada em março de 2024. Planaltina, Taguatinga, Gama, Brazlândia, Formosa e Guará já receberam a capacitação. As próximas etapas serão realizadas em Sobradinho e Ceilândia.
Segundo a diretora do Sinpro Elineide Rodrigues, nos encontros, são debatidos temas diversos, que vão desde os direitos humanos ao Estatuto da Pessoa Idosa. A Campanha Salarial 19,8%, rumo à Meta 17 – Pela reestruturação da carreira já! e as novidades sobre a mobilização do magistério público também são discutidas.
“A Secretaria teve a sensibilidade de escutar o segmento e levar o curso aos territórios. Estamos indo para os locais onde os aposentados vivem e conhecendo a realidade em que eles estão inseridos. Tem sido uma experiência enriquecedora e fundamental para eles entenderem que o Sinpro continua atuando por esse segmento. Com os cursos, a gente consegue fazer um mandato pulsante, pois embora a pessoa esteja aposentada, continua ativa junto à categoria”, disse a diretora do Sinpro.
De acordo com a sindicalista, a cada curso, os temas são atualizados, em razão das especificidades das cidades que recebem a formação. Para este ano, o Sinpro traz como novidade a cartilha 50+ com vivências, com direitos, um material interativo e informativo com temas que permeiam a vida da pessoa aposentada.