TV SINPRO | Sinpro apresenta ferramenta que auxilia superendividados

O superendividamento tem sido pauta de debate constante entre o Sinpro e o Governo do Distrito Federal (GDF). Nesta quarta-feira (19), às 19h, o TV Sinpro apresenta uma nova Proposta de atendimento para servidores(as) superendividados(as), ferramenta do Sindicato na busca por uma solução que ajude no atendimento daqueles(as) que se encontram nesta situação. O programa vai ao ar na TV Comunitária de Brasília (Canal 12 da NET) e no canal do Sinpro no Youtube.

Para falar sobre o tema, foram convidados(as) a diretora do Sinpro Márcia Gilda e os advogados Carlos Coninck e Karina Balduino. Além de debater sobre a origem do problema do superendividamento e as consequências para a categoria, os(as) convidados(as) apresentarão a nova plataforma que tem como objetivo auxiliar aqueles(as) que passam por dificuldade financeira devido a dívidas contraídas por empréstimos.

Para o Sinpro, o superendividamento da categoria do magistério público é resultado da precarização da educação pública, imposta pelo GDF, e também da política financeira adotada pelo Banco Regional de Brasília (BRB). Ao aplicar taxas de juros exorbitantes em linhas de crédito e empréstimos bancários, o BRB atua na contramão de sua missão de promover o desenvolvimento econômico, social e humano, a geração de emprego e renda, e a melhoria da qualidade de vida.

Pesquisa realizada pelo Sinpro em 2023 aponta que 58% da categoria magistério público tem empréstimo consignado, 42% possuem mais da metade da renda comprometida, e há casos de vários(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais com praticamente todo o vencimento convertido em pagamento de empréstimo bancário.