Consciência crítica e sensibilidade marcam XIV Concurso de Redação e Desenho
“Acredite! Você pode fazer o que quiser”. Alice Monteiro Torres tem apenas dez anos, mas já faz falas potentes como essa. Estudante do Ensino Fundamental da Escola Classe Riacho Fundo, a menina transferiu ao desenho elaborado para o XIV Concurso de Redação e Desenho do Sinpro o mesmo senso crítico e sensibilidade. Na obra, cenas cotidianas registradas nas escolas compõem a bandeira do Brasil, sem que isso fique evidente. No centro, a frase: “Construir-se como pessoa, transformar o mundo”, de Paulo Freire.
Luiza da Costa Vieira é um pouco mais crescida, tem 16 anos. Ela cursa o Ensino Médio no CED Agrourbano Ipê, no Riacho Fundo II, e escolheu a modalidade redação para concorrer no XIV Concurso de Redação e Desenho do Sinpro. Em um texto emocionante, que cita até o filósofo Immanuel Kant, a menina faz um desabafo quanto à opressão imposta dentro do ambiente escolar a grupos historicamente excluídos.
“Eu, como mulher negra, escuto muitas ‘piadas’ que, de fato, me deixam muito triste. As pessoas estão normalizando essas falas nas escolas. Falam e depois dizem que estão brincando. Mas ao meu ver, todo tipo de piada que mexe com uma característica física da pessoa ou com algo muito sensível para alguém não é brincadeira. E a normalização disso vem me deixando preocupada”, afirma a jovem.
Assim como Alice e Luiza, os(as) outros(as) estudantes vencedores(as) do XIV Concurso de Redação e Desenho do Sinpro imprimiram consciência crítica e sensibilidade como principais marcas dos trabalhos premiados na cerimônia realizada nessa quinta-feira (7), na sede do Sinpro.
“Há grandes potenciais nas escolas públicas. Em todas as salas têm muitas crianças talentosas. O que falta é oportunidade para mostrar isso”, afirma a professora Francinéia Soares, da Escola Classe Córrego do Arrozal Sobradinho. Ela acompanhou a produção da estudante Isa Emanuele Martins Soares, que levou o 1º lugar na categoria Redação I.
“Essa iniciativa do Sinpro é importantíssima. São temas delicados de trabalhar. Comecei a participar do concurso em 2019, quando o tema foi feminicídio, que é um tema complicado de tratar com as crianças. Então, com o concurso, levamos esse importante debate para dentro das escolas, trazendo isso para as crianças de forma crítica e fazendo reflexões de como podemos contribuir para mudanças. Acredito que aqui, com essa iniciativa, plantamos sementes para um futuro com pessoas mais preparadas dentro da sociedade”, avalia a professora Klévia Lima, que atua na turma de altas habilidades do CAIC JK, no Núcleo Bandeirante.
Emocionada, a diretora do Sinpro Letícia Montandon, que coordenou o XIV Concurso de Redação e Desenho do Sinpro, diz que a atividade vem alcançando resultados surpreendentes.
“É maravilhoso ver que dentro das escolas públicas, o lugar que a gente atua, que a gente defende, há pessoas, e muitas pessoas, que querem um mundo melhor, com mais justiça, inclusão, direitos. E quando eu falo pessoas, eu falo de estudantes, professores, orientadores educacionais, familiares, enfim, toda a comunidade escolar. O Concurso de Redação e Desenho do Sinpro dá espaço para que essas pessoas se mostrem, aprendam e ensinem ao mesmo tempo. E todos esses debates que promovemos não ficam restritos ao ambiente escolar: eles transpassam os muros das escolas”, afirma a sindicalista.
XIV Concurso de Redação e Desenho do Sinpro
Nesta edição, o Concurso de Redação e Desenho do Sinpro teve como tema: “Escola É Lugar de Ser Feliz”. Entre os objetivos está “incentivar estudantes da rede pública de ensino do DF fortalecerem a ideia de escola como um ambiente de paz e conhecimento; denunciar os problemas que levam a violência para dentro das escolas, além de indicar o que é necessário fazer para prevenir e combater qualquer tipo de agressão no ambiente escolar”.
O XIV Concurso de Redação e Desenho do Sinpro registrou 3.348 inscrições. O aumento é de 40% em relação ao concurso anterior, quando foram inscritos 2.390 trabalhos. Se comparado ao concurso de 2022, o crescimento é de mais de 100%. Acategoria mais procurada foi a Desenho II, que abrange 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. Só para esta categoria, somam-se 859 inscritos(as).
Foram premiados os três primeiros lugares de cada uma das 11 categorias. Também foram contemplados professores(as) ou orientadores(as) indicados(as) pelos(as) estudantes vencedores(as) de cada categoria.
MATÉRIAS EM LIBRAS