Professor de educação física adota PICs e promove bem-estar no CEF 411 de Samambaia
Desde 1994, Amadeu Batista Mota, professor em educação física, vem implantando vários projetos ligados às Práticas Integrativas e Complementares (PICs) nas escolas em que atua, com um enfoque educativo-terapêutico e ecológico-integral, que visa a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e em benefício de toda a comunidade educativa, bem como para a escolarização e socialização das PICs, de modo que venha contemplar e beneficiar a todas as Unidades de Ensino da Rede Educativa e suas Comunidades.
“É um enfoque pessoal-social-e-ambiental, biofísico-afetivo-mental/cognitivo-espiritual-energético, de modo laico. Esses projetos visam a promover um desenvolvimento integral do ser humano, considerando as dimensões cognitivas, afetivas, sociais e ambientais como interdependentes. No 1º Congresso Centro-Oeste de Educação Física, Esporte e Lazer (Brasília-DF, de 23 a 26 de setembro de 1999), apresentei o meu ‘Projeto de PesquisAção …Holonística Apoio Mútuo, EscolarizAção e SocializAção Da EducAção … CosmoEcoBiocêntrica Integral, Profilaxias e Terapias Alternativas: Tai Chi Chuan, Capoeira, Biodança, Acupuntura, Massagem… Tendo sido aprovado para tanto devido a excelente receptividade e conceituação de sua ‘Apoio Mútuo Capoeira, Tai Chi Chuan, Biodança e Somaterapia [e outras contribuições]: Construindo a Educação Física/Somática Libertária, Ecologizando a Escola, Valorizando a Vida. Uma Contribuição Para A Construção de Uma Escola …CosmoEcoBiocêntrica. O Respeito, Resgate, Valorização e Amor à Vida’”, diz o professor.
E completa: “Este trabalho, que foi considerado a nível de doutorado, foi apresentado à Universidade de Brasília – Faculdade de Educação Física, como requisito à obtenção do título de especialista em capoeira na escola, em junho, 1998”.
Trata-se de uma extensa pesquisa em que constam 521 páginas, reunindo nesta oportunidade, junto aos novos e importantes conhecimentos e experiências proporcionados por este curso, conhecimentos provenientes de PesquisAções Vivenciais-Experienciais-Práticas, Reflexivas-Teóricas e Práxicas de longos anos, de uma constante experiência prática em âmbito formal, não formal e informal e em permanente feedback.
O atual projeto, denominado “Meditação na Biblioteca”, é realizado no Centro de Ensino Fundamental nº 411 de Samambaia (CEF 411 de Samambaia), em que também é desenvolvido o “Projeto Xadrez na Biblioteca”. Essas iniciativas são parte de uma abordagem pedagógica que busca integrar Saúde, Bem-estar e Qualidade de Vida ao ambiente escolar, contribuindo para a melhoria do rendimento acadêmico e redução da evasão escolar.
Amadeu destaca que a proposta é fundamental para o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola e para toda a comunidade educativa. As PICs têm se mostrado em diversos países eficazes na promoção da saúde dos(as) trabalhadores(as) da educação e no bem-estar geral dos(as) estudantes, resultando em um ambiente de trabalho e de estudo mais saudável e produtivo, sendo fundamental também a sua ampla implementação no DF e no Brasil.
O professor ressalta que, ao longo dos anos, foram apresentados diversos projetos, como o “OTCA – Oficina de Trabalho Corporal Alternativo”, desenvolvido entre 2001 e 2004, que integrava atividades físicas e bem-estar em seis polos onde eram ministradas as aulas em Samambaia, tendo ministrado o Workshop “Educação Física como Instrumento Para a Educação Ambiental na perspectiva da Ecologia Integral”, no Curso de Capacitação Para Professores do Ginástica nas Quadras, para todos/as os/as Professores/as de Educação Física de todo o DF, que atuavam neste Programa, sobre o paradigma, o modelo teórico e fundamentos teóricos e metodológicos do trabalho com os quais atuava e desenvolvia.
Após um período de afastamento entre 2004 e 2011, quando aprofundou seus estudos no exterior, Amadeu retornou às atividades com um olhar renovado e mais experiências para compartilhar com a comunidade escolar. Atualmente, como responsável pela Biblioteca Vinícius de Moraes do CEF 411, ele continua a promover iniciativas que buscam não apenas a educação formal, mas também a formação integral do aluno, para a vida e o amor, alinhando saúde, humanismo e aprendizado. Com a realização de atividades como o xadrez e a meditação, Amadeu espera que a escola se torne um espaço não só de aprendizado, mas de alegria e saúde, proporcionando uma experiência educativa mais completa e enriquecedora.