CEMI Taguatinga protagoniza luta pela paz e segurança dos ciclistas no 9º Pedal da Paz
A reivindicação da construção de ciclovia no Setor M Norte de Taguatinga foi um dos motes do 9º Passeio Ciclístico Pedal da Paz, realizado pelo Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional de Taguatinga (CEMI), na última sexta-feira (26/10). Com o tema “A paz é o caminho. Venha pedalar conosco!”, centenas de estudantes, professores(as), orientadores(as) educacionais, grupos de ciclistas e a comunidade local lotaram as avenidas da M Norte vestidos de branco para mostrar que a cultura do respeito entre as pessoas deve ser uma constante nas relações diárias do trânsito.
Nesta edição, o grande homenageado foi o professor Adriano Moura Neradil (CRET), que faleceu em junho deste ano, aos 49 anos, após uma parada cardíaca quando pedalava na Floresta Nacional de Brasília (Flona).
O incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte, aliado à saúde, faz parte do Projeto Político-Pedagógico (PPP) do CEMI Taguatinga. Por isso, a promoção da cidadania através do pedal, o respeito às leis de trânsito e a cultura da paz fazem parte do dia a dia da unidade escolar.
De acordo com o Detran-DF, em 2023, 20 ciclistas morreram em acidentes de trânsito. Dados da Federação Metropolitana de Ciclismo do Distrito Federal (FMC-DF) mostram que o DF conta com mais de 1,1 milhão de bicicletas e cerca de 500 mil ciclistas ativos. Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (SEMOB), a capital apresenta a segunda maior malha cicloviária do Brasil, com 636,890 km de extensão. Ainda assim, são flagrantes a baixa integração do pedal com as outras modalidades de transporte e a falta de segurança dos ciclistas no trânsito.
Acesse o álbum de fotos do 9º Passeio Ciclístico Pedal da Paz