Exposição “Sentidos além da visão” instalada na BDB leva público para jornada sensorial inovadora

Arlene Muniz, artista plástica, escritora e professora aposentada da rede pública de ensino do Distrito Federal, com mais de 30 anos de experiência em trabalhos inclusivos, está em cartaz com uma experiência artística única e transformadora em sua nova exposição intitulada “Sentidos além da visão”. A mostra, está instalada na Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), desde 14/10 e prossegue até 1º/11, das 8h às 18h e entrada gratuita.

A artista oferece uma jornada sensorial inovadora, convidando pessoas com e sem deficiência visual a explorar o mundo da arte através de todos os sentidos. A biblioteca se localiza na W3 Sul, EQS 506/507. Por meio de obras em alto-relevo e esculturas tridimensionais, a artista proporciona uma experiência imersiva e inclusiva. Utilizando o tato, olfato e audição, os visitantes podem desvendar as nuances e as belezas das peças, desafiando os limites da percepção visual.

A exposição oferece, ainda, a oportunidade de vivenciar a experiência de uma pessoa com deficiência visual, através do uso de vendas que bloqueiam a visão, permitindo uma exploração mais profunda das obras. “Sentidos Além da Visão” é um convite para celebrar a diversidade e promover a inclusão social, demonstrando que a arte é para todos. A exposição é fruto de um longo processo de pesquisa e criação, que busca oferecer uma experiência artística rica e significativa para pessoas de todas as idades e backgrounds.

Professora aposentada da Secretaria de Estado de Educação (SEE-DF) Arlene esteve na coordenação dos(as) professores(as) atuantes em Sala de Recursos com Deficientes Auditivos (DAs). Ela explica que “a exposição ‘Sentidos Além da Visão’ é um convite para todos nós refletirmos sobre a importância da inclusão e da acessibilidade. Ao vivenciar a arte através de outros sentidos, estudantes e professores terão a oportunidade de desenvolver habilidades como a percepção, a comunicação e o trabalho em equipe”, diz a artista.

A obra também traz aspectos pedagógicos que interessam e enriquecem o exercício do magistério. Alguns dos principais objetivos e benefícios pedagógicos dessa visita incluem

* Desenvolvimento da empatia: Ao se colocar no lugar de uma pessoa cega, os alunos e professores poderão desenvolver uma maior compreensão e respeito pelas diferenças individuais.

* Estimulação da criatividade: A exposição incentiva a exploração de novas formas de expressão artística, estimulando a criatividade e a imaginação.

* Desenvolvimento da percepção: Através do uso dos sentidos, os alunos aprimoram a capacidade de perceber o mundo de forma mais profunda e completa.

* Aprendizagem sobre arte e cultura: A exposição oferece a oportunidade de aprender sobre diferentes técnicas artísticas e culturas, de forma lúdica e interativa.

* Promoção da inclusão: A exposição valoriza a diversidade e a inclusão, mostrando que a arte é para todos.

* Desenvolvimento de habilidades sociais: As atividades propostas na exposição favorecem a interação entre os participantes, o trabalho em equipe e a comunicação.

SERVIÇO

Evento: Exposição “Sentidos além da visão” da artista, professora e escritora Arlene Muniz

Local: Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles – EQS 506/507, Asa Sul, Brasília-DF

Entrada: Gratuita

Data: 14/10 a 1º/11

Contato:
Arlene Muniz 61 98598-5578
@prof.arlenemuniz e arlenemuniz@yahoo.com.br

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por BDB Demonstrativa (@bdbcultural)