Galera do DNIT: educação para o trânsito nas proximidades de rodovias

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pelas fiscalização do trânsito nas rodovias federais, oferece às escolas localizadas próximo a rodovias o projeto Galera do DNIT, que tem como principal objetivo transmitir noções básicas de educação para o trânsito a estudantes do Ensino Fundamental em situação de risco e vulnerabilidade por morarem ou estudarem perto de rodovias com altos índices de sinistralidade.

O Galera do DNIT nasceu a partir de experiências realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em 2016, nas escolas públicas localizadas nas proximidades das rodovias federais sob responsabilidade do DNIT em Goiás e no Distrito Federal.

As ações educativas do Galera contemplam palestras, simulações, jogos, vídeos e brincadeiras sobre conceitos inerentes ao trânsito, que buscam envolver emocionalmente os participantes no processo e torná-los sujeitos ativos, construtores de seu conhecimento, facilitando, assim, a aprendizagem, a valorização da coletividade e o respeito ao outro.

Diversas escolas do DF e entorno já receberam o projeto, como o CEF Santos Dumont, de Santa Maria, o Centro Educacional Gesner Teixeira, do Gama, a Escola Classe 07 de Brazlândia e o CEF 17 de Taguatinga. Em novembro, o Galera do DNIT chega ao CED Casa Grande, do Gama.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Educação para o Trânsito é um dos principais fatores na prevenção de lesões causadas pelo trânsito e instrumento da promoção da cultura da paz e da segurança viária que precisa ser acessível à sociedade e efetivada por meio de programas permanentes.

Como realizar ação do Galera na minha escola?

Há duas formas de as escolas serem contempladas pelo Projeto Galera do DNIT.

A primeira forma é baseada no engajamento dos professores inseridos no Programa Nacional de Educação para o Trânsito – Conexão DNIT. Nesta abordagem, a ação funciona como uma culminância, servindo para fortalecer a prática da educação continuada e transversal, ofertada conforme engajamento dos professores ao Conexão DNIT.

A outra possibilidade é a realização das ações educativas do Projeto segundo um ranking baseado nos índices de sinistros ocorridos nas proximidades das escolas. O processo de priorização das escolas ocorre mediante classificação de vulnerabilidade, sendo baseado nos seguintes critérios:

  1. a) Identificação da escola localizada em município cortado por rodovia federal de responsabilidade do DNIT, a partir do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP);
  2. b) Verificação da distância entre a escola e a rodovia federal do DNIT;
  3. c) Levantamento dos sinistros ocorridos no entorno da escola, utilizando dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 

Ao longo dos anos, o DNIT já realizou 411 ações educativas em 131 instituições de ensino. Participaram das ações 47.325 estudantes, em 98 municípios das 27 Unidades da Federação.