Pesquisadores lançam livro sobre as novas infraestruturas do trabalho

A editora Boitempo está lançando o livro As novas infraestruturas produtivas, uma obra organizada pelos pesquisadores Ricardo Festi e Jörg Nowak, da Universidade de Brasília (UnB). Na capital federal, o livro será lançado no dia 17 de outubro (quinta-feira), às 17h30, no auditório do Instituto de Relações Internacionais (IREL) da Universidade de Brasília.

Resultado de pesquisas sobre as transformações do trabalho e do capitalismo no Brasil e no mundo, a obra conta com 14 capítulos de 27 autores nacionais e estrangeiros, entre os quais Antonio Marcos Pantoja dos Santos, professor da rede pública de ensino do Distrito Federal no CAIC Bernardo Sayão. São diversas temáticas abordadas, tais como o papel das plataformas digitais no trabalho contemporâneo, automação, inteligência artificial, as novas formas de organização dos trabalhadores, educação, neoliberalismo, terceirização e comércio eletrônico.

Os autores trazem para a obra um diagnóstico preciso, ainda que parcial, das atuais tendências do capital em relação ao trabalho, resultado de investigações que obedecem diferentes metodologias. E mais, discutem de maneira original a formação de uma nova classe trabalhadora e as novas formas de organização coletiva. “Utilizando-se de arsenal tecnológico do século XXI, o trabalho encontra similitude e equivalência em modalidades típicas do século XIX, tudo sob a abjeta aparência da modernidade. É exatamente esse o objeto que esta coletânea ajuda a descortinar. Para que se possa melhor confrontá-lo”, escreve na quarta capa o coordenador da coleção Mundo do trabalho, o professor Ricardo Antunes.