04 de outubro – Dia da Natureza e dos Animais
O significado da palavra ‘natureza’, trazendo a definição do latim, evidencia a importância do termo, visto que designa “qualidade essencial, disposição inata, o curso das coisas e o próprio universo”. Na perspectiva de futuro, o Dia da Natureza e dos Animais, comemorado em 04 de outubro, carrega, mais do que nunca, um pedido de socorro pela sobrevivência do planeta, de todo tipo de ser vivo e do futuro da humanidade.
No último mês o Brasil viveu um período trágico, com 83.157 mil focos de incêndio, segundo dados do sistema BDQueimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Dos 6 biomas existentes no Brasil, 5 registraram a incidência de fogo. A Amazônia teve o 2º maior número, com 288 focos – 29,8% do total. Além de toda influência direta no clima do planeta, a incidência de incêndios criminosos trazem prejuízos à fauna e à flora, com a redução da cobertura vegetal, diminuição da fertilidade do solo e comprometimento da qualidade do ar. Tudo isto afeta a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias.
Para biólogos(as), um dos grandes problemas trazidos pelas queimadas é a possibilidade de destruição da biodiversidade, matando plantas, animais e os microorganismos fundamentais para o equilíbrio ecológico. Diante disto, ações de educação ambiental são ainda mais necessárias e urgentes.
Além de se colocar como um defensor da natureza e dos animais, o Sinpro tem lutado contra todo tipo de desrespeito com o meio ambiente. Além de reuniões, atividades, seminários, o sindicato tem realizado programações direcionadas ao tema, exemplo do Concurso de Redação e Desenho do Sinpro de 2023, que trouxe como tema “Educar para um mundo socialmente sustentável”. A Chácara do(a) Professor(a) é outro projeto que carrega a preocupação ambiental.
Com 60 hectares e localizada na região administrativa de Brazlândia, a Chácara é a tradução de um projeto de ocupação do espaço de maneira ambientalmente responsável, de vivências prazerosas que contribuem na formação cidadã de seus visitantes. Além de ser um centro de referência na área ambiental, ajudando a promover o manejo sustentável da região e a preservação do ecossistema, o local traz sanitários secos compostáveis, agroflorestas, minhocários, tratamento de resíduos sanitários por tanques de evapotranspiração, espirais de ervas e otimização da iluminação natural.
A diretora do Sinpro Joana Darc ressalta que o debate em torno da temática é necessário e a construção de ações em sua defesa uma luta de cada um de nós. “Os danos causados ao meio ambiente impactam de forma imediata na qualidade de vida e podem comprometer, inclusive, a sobrevivência das populações e dos ecossistemas. Não são apenas um transtorno passageiro, são ameaças constantes, capazes de alterar negativamente a vida da população e o ecossistema. Precisamos lutar pela preservação e de políticas públicas para o setor”.
A necessidade de conscientizar a população sobre o respeito e a importância de se conservar o meio ambiente, além de celebrar a vida dos animais, deve ser um mote constante e obrigatório não somente no Dia da Natureza e dos Animais, mas diariamente.
MATÉRIAS EM LIBRAS