Narrativas decoloniais: intercâmbio de saberes entre professores

Entre os dias 5 e 7 de dezembro, o Auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (AdUnb) e a Faculdade de Educação da UnB recebem o III Narrativas Interculturais Decoloniais e Antirracistas em Educação. O evento reúne professores e professoras do ensino superior, da educação básica e em processo de formação, bem como educadores(as) populares, mestras e mestres do conhecimento tradicional, artistas, pesquisadores (as) e intelectuais de dentro e de fora da academia, para o intercâmbio de saberes e práticas educativas de forma intercultural, decolonial e antirracista.

O evento tem se consolidado como um espaço de valorização de conhecimentos contra-hegemônicos – especialmente aqueles provenientes da tradição oral e das zonas periféricas do mundo –, bem como de reconhecimento e visibilização positiva dos sujeitos que os produzem, dentre os quais se destacam intelectualidades negras, quilombolas, LGBTQIA+, indígenas, crianças e pessoas com deficiência.

A Profa. Dra. Ana Tereza Reis da Silva (Gpdes/UnB), junto com seu grupo de pesquisa, é a coordenadora geral do evento e conta, para esta edição, com a parceria de redes de pesquisa da UnB – (Imagem (e)m Cena (IDA/UnB), Afeto (UnB), GECRIA (IL/UnB/CNPq), Semillero Brasil (FE/UnB), Mespt/UnB – e de outras universidades do Brasil e do exterior  – GIASE/UV/México, Núcleo Takinahak/UFG, GEPHADA /UFS. Conta também com a colaboração de várias outras entidades, dentre elas o Sinpro-DF.

 

Banca póstuma de doutoramento

No dia 7 de dezembro, às 9h na Faculdade de Educação da UnB, o Grupo de Pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidades (Gpdes) fará uma homenagem póstuma ao professor Alberto Roberto Costa, que foi professor de artes em várias escolas da SEE-DF, dentre elas, Escola Parque 308 Sul, Elefante Branco, CEF 1 e CED 6, essas últimas no Gama. Atuou também na Coordenação Regional de Ensino do Gama (CRE). O professor Alberto faleceu de Covid no último dia 23 de dezembro, quando estava prestes a concluir sua tese de doutoramento.

Durante o III Narrativas Interculturais Decoloniais e Antirracistas em Educação, o Gpdes fará a defesa da tese de doutoramento do professor Costa, intitulada Os quilombismos do jogo de búzios: filosofia de ifá, afroestética e pedagogias antirracistas em terreiros de candomblé. A banca de doutoramento é composta por sua orientadora, a profa. dra. Ana Tereza, mais os professores Nelson Inocêncio e Jorge das Graças Veloso e a professora Luciana Hartmann. O Babá Renato de Logunedé, da Casa de Axé Asé Odè Omi Lodé, é o convidado especial da banca. 

 

Partilhas, narrativas, trocas de experiências e saberes

Haverá sessões de partilhas de narrativas de pessoas convidadas; as Oficinas “Conhecimento na prática”, com a partilha de vivências decoloniais; os Conversatórios que reúnem pessoas que desejam troca de saberes decoloniais, tendo como fio condutor a educação. Haverá ainda sessões ritualísticas conduzidas por indígenas, mestres e mestras do conhecimento tradicional e de matriz afrodescendente.

É um novo modo de realizar evento acadêmico na universidade, uma vez que o foco está na linguagem decolonial, em encontros insurgentes, em saberes multifacetados e em uma reunião de vozes diversas. Confirma a programação completa no site do evento