Turma da EJA do CEF 427 realiza documentário em homenagem à Samambaia

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro de Ensino Fundamental 427 inovaram ao documentar, em vídeo, quatro expedições feitas em pontos importantes de Samambaia. Parte do trabalho interdisciplinar semestral da escola, que promove a união de professores(as) e alunos(as) em um trabalho que lembra as feiras de ciência, o projeto mostrou um pouco da região administrativa reconhecida no segmento de arte e cultura, fomentando e gerando ações que ganham reconhecimento país afora.

O documentário contou com a narração em áudio dos(as) próprios(as) estudantes, formando um documentário dividido em 4 episódios curtos. No primeiro episódio, é possível conhecer o Parque Gatumé, importante zona de interesse ecológico situada entre as quadras 425 e 427 de Samambaia Norte. O segundo episódio foi realizado no Parque Três Meninas, próximo à quadra 611. O terceiro episódio foi gravado na tradicional Paróquia Santa Luzia, a igreja em formato de barca que fica na quadra 304 de Samambaia Sul. E no último, um dos locais mais aguardados: As Dunas de Areia, que ficam na Zona Rural da cidade.

Participaram do projeto os professores Kellen Dória (Língua Portuguesa) e Josuel Junior (Arte), que já desenvolve o projeto “Viagem Cultural”, e na parte pedagógica voltada para a sala de aula, o trabalho também contou com o professor Felipe Batista (Língua Estrangeira – Inglês). “A gente sabe que pertence a um lugar quando a história desse lugar se confunde com a nossa. E para se localizar como cidadão ativo é importante se apropriar dos espaços culturais e ecológicos da cidade. Só pela aproximação com a riqueza material e imaterial de uma comunidade é possível desenvolver laços de afeto e de luta diária para possíveis melhorias. A linguagem audiovisual é um instrumento dessa narrativa, pois nasce da escola e vai para a rede da internet. Agora todo mundo pode saber mais sobre Samambaia”, comenta o professor Josuel Junior.

Confira os quatro episódios nos links abaixo:

* O último vídeo pode ser visto clicando em “Assistir direto no Youtube”.

Parque Gatumé

Parque Três Meninas 

Paróquia Santa Luzia 

Dunas de Areia 

MATÉRIA EM LIBRAS