Cia de Teatro Elefante Branco faz apresentações em outubro
A Cia de Teatro Elefante Branco retorna às suas atividades a todo vapor. A companhia realiza, de 10 a 14 de outubro, o 5º Festival de Teatro. O projeto, que foi finalista nacional no Prêmio Arte na Escola Cidadã (2021) e que subiu ao pódio do Prêmio Web de Teatro do DF (2020), retorna após os dois anos da pandemia e se concretiza em sua quinta edição.
Serão apresentados quatro espetáculos, um a cada dia, nos turnos matutino e vespertino, no auditório do CEMEB, com sessões às 9h40, 11h30, 14h e 15h05. Organizados por turmas, os estudantes de Ensino Médio perpassaram por processos criativos de construção de personagens, criação de movimentação cênica e elaboração de expressão corporal, para levar ao palco peças de teatro autorais e também textos teatrais consagrados.
OS ESPETÁCULOS
10/10 – As preciosas ridículas – De Jean-Baptiste Molière (Comédia)
A peça critica a sociedade das aparências e a ostentação de um padrão de vida que desprivilegia algumas pessoas em detrimento do luxo de outras. A peça, encenada ao estilo comédia dell’arte, faz rir do humor escrachado, ao mesmo tempo em que traz uma reflexão sobre o pedantismo e o preciosismo.
11/10 – Bang-Bang: você morreu – De William Mastrosimoni (Drama)
“Esta peça deve ser feita pelos adolescentes, para os adolescentes”. Valendo-se do lema do dramaturgo norte americano, Bang-Bang é uma peça-campanha antiarmas, anti-bullying, antiviolência e anti-suicidio. A partir do naturalismo, o espetáculo aborda a importância do combate à violência nos ambientes familiar e escolar.
13/10 – A aurora da minha vida – De Naum Alves de Souza. (Tragicomédia)
Um dos clássicos da dramaturgia nacional, a peça retrata os ambientes escolares do Brasil no período pós-ditadura militar nos anos 70. Diversas situações mostradas são um retrato de uma educação muitas vezes opressora e antidemocrática.
14/10 – No mundo da lua – De K7 (Infantil)
Cinco jovens recebem um chamado misterioso para um encontro em que se faz urgente solucionar um enigma. Esses personagens que aspiram, no futuro, trabalhar em áreas importantes como Astronomia, Física, Química, Medicina e Computação, se encontram e começam uma jornada em direção ao entendimento da importância de suas vocações.
As escolas que tiverem interesse em participar do projeto, assistindo aos espetáculos, basta entrar em contato com o professor Marcello D’ Lucas pelo e-mail marcellodlucas@gmail.com. Os espetáculos estarão disponíveis para agendamento até o mês de dezembro.