Curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Educação Básica e Direitos Humanos na Perspectiva Internacional”

O Sinpro, em parceria com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e o Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (Ceam/UnB) oferece o curso de Educação Básica e Direitos Humanos na Perspectiva Internacional.

Clique aqui para acessar o edital. 

Em nível de especialização, o curso terá 360 horas totalmente oferecidas a distância, ao longo de 12 meses, na plataforma Aprender 2, da Universidade de Brasília. É destinado a docentes e orientadores(as) que possuam diploma de graduação relacionados ao tema da educação básica.

O curso confere a quem o conclui o certificado de Especialista. São 200 vagas ofertadas, com cotas de 10 vagas para contratos temporários, 10 vagas para aposentados, 40 vagas para candidatos negros, 3 vagas para quilombolas, 3 vagas para indígenas e 3 vagas para pessoas com deficiência.

Segundo a secretária de Formação do Sinpro, na prática, este curso de especialização é “mais um passo importante na formação política e pedagógica da categoria, com caráter interseccional e intersetorial e de promoção da luta de classe. Essa formação pavimentará o caminho para a elaboração de um programa de especialização de mestres(as) e doutores(as), bem como a valorização e a progressão horizontal na carreira”.

“O nosso interesse é oportunizar, por meio dessa especialização, o encontro entre o conteúdo previsto (e que foi preparado com muito carinho) com o conhecimento e a prática que cada aluno (a) trará em sua bagagem, gerando trocas que, certamente, resultarão na construção de estratégias para que a educação se paute na defesa dos direitos humanos, na ciência e na prática coletiva e se inspire em experiências exitosas a nível mundial, em especial, na América Latina, por isso tem sua base na Pedagogia da Luta por Direitos e utiliza a ação-reflexão-ação como metodologia”, diz a professora Urânia Flores.

As aulas começam já no mês de junho. Serão 6 módulos (disciplinas), cada um oferecido por dois professores especialistas no assunto, e apresentação de trabalho de conclusão de curso em formato de monografia ou artigo:

 

Módulo 1: Trabalho, sociedade e educação básica na experiência internacional

Módulo 2: Educação básica: boas práticas no mundo

Módulo 3: Metodologia de pesquisa: ação-reflexão-ação

Módulo 4: Organização sindical na educação básica: diferentes perspectivas

Módulo 5: Organismos internacionais, direitos humanos e educação básica do Brasil

Módulo 6: A relação educação básica e universidade em diferentes países

 

As disciplinas serão ministradas em 60 dias – dos quais 45 dias para trabalhar os conteúdos dos módulos, e os últimos 15 dias para a realização das atividades de avaliação da disciplina (prova e/ou trabalho final)

A metodologia do curso tem por base o conceito fundamentado na tríade: ação-reflexão-ação.

Ao final do curso, os(as) cursistas deverão defender um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) perante uma banca. O TCC deverá ser orientado por um orientador com titulação mínima de mestrado, além de doutorandos(as) selecionados(as) em cursos com temáticas afins com a proposta

O processo de seleção será de responsabilidade da UnB/GCUB.

 

Coordenação

O Curso será coordenado por:

 

– Professora Luciana Custódio: Diretora e coordenadora da Secretaria de Formação do Sinpro

– Professora Dra. Urânia Flores: Ceam/UnB

– Professora Ma. Patrícia Cristina Pinheiro: Ceam/UnB

– Professora Dra. Rossana Valéria de Sousa e Silva: GCUB

 

No programa da TV Sinpro desta semana, as diretoras Luciana Custódio e Mônica Caldeira conversaram com Urânia e Patrícia, que explicaram o curso de pós do Sinpro. Assista aqui: