Assembleia para eleger delegadas/os à Plenária Estatutária da CUT-DF será neste sábado (3/7)

O Sinpro-DF convoca seus(as) sindicalizados(as) para participar da Assembleia virtual,  no sábado (3/7), às 10h, que elegerá delegados e delegadas que representarão a categoria na Plenária Estatutária da CUT-DF.  A assembleia será realizada pela plataforma Zoom. O prazo para as inscrições se encerra às 10h15 do sábado (3/7).

 

A Plenária Estatutária da CUT-DF é uma etapa que antecede a 16ª Plenária Estatutária Nacional – João Felício e Kjeld Jakobsen, cujo tema é Unidos e organizados somos mais fortes – Trabalho, direitos, democracia.

 

Para participar da etapa regional na CUT-DF é preciso ter sido eleito ou eleita pela categoria como delegado ou delegada. Para isso, o Sinpro-DF realiza, no dia 3 de julho, às 10 horas, a Assembleia que elegerá seus(as) delegados e delegadas representantes da categoria. A principal condição para participar da Assembleia, é ser sindicalizado ou sindicalizada, não ter pendências no Sinpro-DF e preencher a Ficha de Inscrição disponibilizada no link a seguir: https://www.sinprodf.org.br/fichaS

 

A diretoria colegiada do Sinpro-DF informa que, caso não consiga finalizar a inscrição, o(a) sindicalizado(a) deverá procura o Cadastro, pelo telefone (61) 99161-2072, ou por intermédio de algum diretor (confira contato neste link https://www.sinprodf.org.br/diretoria/) para esclarecimentos. O link da Assembleia na plataforma Zoom será enviado aos(às) sindicalizados(as) inscritos(as).

 

16ª Plenária Estatutária  da CUT-DF 



A Plenária Estatutária da CUT-DF será realizada nos dias 26, 27 e 28 de agosto. De acordo com a programação, no dia 26, haverá a abertura, com análise de conjuntura; no dia 27, o debate e as votações; e, no dia 28, data do aniversário da CUT Brasil, está prevista a consolidação do resultado da Plenária Regional, com conclusão das votações e comemoração dos 38 anos de organização e luta da classe trabalhadora na Central.

 

Rodrigo Rodrigues, presidente da CUT-DF, ressalta a importância da 16ª Plenária Estatutária da CUT-DF. “Os resultados da nossa plenária devem comunicar à sociedade o que a CUT pensa e fará a respeito das questões mais importantes para o destino da classe trabalhadora no DF e no Brasil”, afirma.

 

Ele alerta para o fato de que “desde o ConCUT de 2019, a conjuntura no País e no DF mudou muito e uma das pautas que mais sofrem ataques do governo Bolsonaro é a educação. No DF e em todo o Brasil, a categoria docente teve, na pandemia do novo coronavírus, que inicia, agora, sua terceira e violenta onda, mudanças agressivas na forma de trabalho e novos desafios colocados para a organização da categoria e para a exercício da docência propriamente dita. Daí a importância da participação da categoria na organização da luta”.

 

Rosilene Corrêa, diretora do Sinpro-DF, explica que os(as) participantes são todos(as) os(as) sindicalizados(as) eleitos(as) nas Assembleias de base, convocadas, especificamente, para a eleição de delegadas e delegados à Plenária da CUT. Vale lembrar que há uma proporcionalidade, ou seja, o número de delegados(as) é definido de acordo com o número de sindicalizados(as). “Lembramos que para a eleição dos(as) delegados(as) titulares e suplentes, a cota de gênero de 30% (homem ou mulher) deverá ser respeitada”, observa.

 

Ela reforça a importância da participação do movimento docente e destaca a relevância educação como centro do debate e das estratégias da luta dos trabalhadores(as) do Brasil é uma responsabilidade da categoria docente e, por isso, é essencial a ampla participação dos(as) professores(as) do DF na Plenária da CUT.

 

Ana Paula Barbosa Cusinato, diretora de Imprensa da CUT-DF, também aponta a importância dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais. “O Sinpro-DF tem uma especificidade que é o fato de estar no centro do poder e poder atuar tanto na Câmara Legislativa quanto no Congresso Nacional presencialmente. Estar conectado à estratégia da CUT, que é a maior e mais forte central sindical no Brasil, para pautar a educação como central no enfrentamento aos retrocessos causados pelo governo Bolsonaro e pelo governo Ibaneis é uma grande responsabilidade da categoria do Sinpro-DF”, afirma.

 

A diretoria da CUT observa, ainda, que o Sinpro-DF tem desenvolvido um trabalho durante a pandemia que revela a sua alta capacidade de adaptação às adversidades impostas pela crise sanitária da Covid-19,o que contribui para a organização de toda a classe trabalhadora. “Estar presente na 16ª Plenária para contribuir com os(as) trabalhadores(as) do setor público e da iniciativa privada reafirma o compromisso coletivo é uma grande responsabilidade de todos e todas”, finaliza.

 

16ª Plenária Estatutária da CUT Brasil – João Felício e Kjeld Jakobsen



Entre os dias 21 e 24 de outubro deste ano, a CUT Brasil realiza a 16ª Plenária Estatutária para renovar princípios e compromissos fundamentais e apontar o caminho para a ampliação da força da central, sua organização e representatividade na defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora, a luta por melhores condições de vida e trabalho e o engajamento no processo de transformação da sociedade brasileira em direção à democracia e ao socialismo.

 

O objetivo da 16ª Plenária Nacional da CUT é atualizar a estratégia política e organizativa da central, considerando a conjuntura e a realidade atual da classe trabalhadora. As assembleias de base, as Plenárias Estaduais e as reuniões de ramos são etapas que deverão acumular em torno desses temas.

 

A entidade explica que a 16ª Plenária Nacional da CUT leva os nomes de “João Felício e Kjeld Jakobsen” como homenagem póstuma esses dois ex-presidentes que, com sua prática e história no movimento sindical, deixaram um legado imprescindível para as próximas gerações de cutistas.

Clique e confira, a seguir, o Texto Base da direção executiva nacional da CUT.

 

SERVIÇO

O QUE: Assembleia para eleição de delegados(as)
DATA: 3 de julho
HORA: 10h
ONDE: Zoom
LINK: O link da Assembleia será enviado aos(às) inscritos(as)

Participe! Somente a sua participação e unidade irá assegurar conquistas e vitórias para a nossa categoria e a classe trabalhadora porque “unidos e organizados somos mais fortes!”