Educação infantil na pauta do Conversa de Professor 2021

A relação das crianças com a natureza, o necessário diálogo sobre notícias falsas (fake news), as brincadeiras na infância e a cultura brasileira são as temáticas que serão abordadas para o primeiro semestre de 2021 do projeto Conversa de Professor. Neste ano, o programa está voltado para a educação infantil e é dirigido a professores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as), estudantes de pedagogia e demais interessados(as).

O primeiro painel será realizado nessa quinta-feira (6), com a psicopedagoga Luciane Varisco Focesi; o segundo, no dia 3 de junho, com a escritora e educomunicadora Januária Cristina Alves; e o terceiro, no dia 15 de junho, com o ator e educador Filipe Edmo. As atividades são gratuitas e serão realizadas sempre às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal da Fundação Ecarta no Youtube.

As inscrições devem ser feitas neste formulário até o dia 6 de maio. A participação dá direito a certificado desde que o inscrito integre todas as três atividades.

 

PROGRAMAÇÃO

Encontro com a natureza – 6 de maio       

A especialista em Docência em Educação Infantil, brinquedista e psicopedagoga Luciane Varisco Focesi aprofundará o valor do interagir com a natureza como direito humano, promovendo e incentivando essa inteiração real muitas vezes saindo do ambiente da escola. 

 

Abordagem das fake news – 3 de junho        

A jornalista e escritora Januária Cristina Alves, co-autora do livro Como não ser enganado pelas fake news, tratará sobre a profusão de notícias falsas, que impacta a compreensão das relações sociais, buscando desenvolver a leitura crítica, aguçando o questionamento sobre a plausibilidade da informação e suas fontes.

 

Cultura brasileira como parte do brincar

O ator, diretor, músico, compositor e pesquisador da cultura brasileira Filipe Edmo abordará a vinculação da cultura brasileira no brincar, impregnando a ludicidade ao ilustrado e diverso imaginário nacional.  

 

PARCERIAS

O projeto Conversa de Professor é uma iniciativa da Fundação Ecarta, lançado em 2005, que propõe a discussão de temas específicos de diferentes áreas do conhecimento. Os encontros contam com especialistas das respectivas áreas de conhecimento e são focadas educação infantil e anos iniciais.

Coordenado pela professora Cecília Farias, o projeto busca aprofundamento teórico, a ampliação de conhecimentos, o debate sobre metodologias de trabalho em sala de aula e relatos de experiência, propondo interação, diálogo e socialização.