Orientadora Francis

orientadora_educacional_08
Nome: Francisca das C. Teles do Nascimento
Escola: Centro de Ensino Fundamental (CEF) 507 de Samambaia
Tempo de Magistério: 7 anos
Mais conhecida por Francis, é Pedagoga – Orientadora Educacional e atua na Secretaria de Educação desde 2008. Atualmente trabalha no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 507 de Samambaia.
Nesses sete anos de trabalho, a profissional viu de tudo um pouco, mas garante que vale à pena – apesar dos desafios que cercam a profissão.
Francis lamenta o pouco envolvimento que as famílias têm com a escola. “O trabalho precisa ser integrado, ou seja, é necessário haver uma parceria entre família e escola. A família faz parte do contexto escolar e deve acompanhar as nossas ações; acompanhar os filhos que lá estão. Infelizmente, não é bem isso o que acontece”, conta.
Outra situação difícil “para nós profissionais que estamos no chão da escola é a descontinuidade dos projetos educacionais e a ausência de responsabilidade social com a educação. Isto causa descrença e até adoecimento em nós, educadores”, diz Francis.
Outro problema apontado pela pedagoga é o envolvimento de estudantes, especialmente os menos favorecidos, em atividades ilícitas. Segundo Francis, “muitas vezes, pela própria condição socioeconômica e pela falta de estrutura familiar, esses jovens são compelidos a praticar pequenos furtos ou mesmo se envolver com drogas. Consequentemente se tornam estranhos na escola e colaboram para os índices de violência dentro e fora do âmbito escolar e, por fim, param de estudar. Nessas horas nos sentimos impotentes, mas temos que levantar a cabeça, seguir em frente e fazer o nosso melhor por esses estudantes”, diz Francis.
Porém, esses problemas não chegam a desanimar a orientadora e muito menos compromete a importância da profissional no CEF 507. “O que me motiva a sair de casa todos os dias e ir à escola é saber que, por meio do meu trabalho, eu posso ajudar a transformar esta realidade. Por menor que seja a mudança, ela é bem-vinda e necessária”.