Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência realizam encontro nacional

Nos dias 28 e 29 de maio será realizado o 5º Encontro do Coletivo Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência. A atividade será virtual, pela plataforma Zoom, das 19h às 21h no dia 28 e das 9h às 17h no dia 29. Interessadas/os deverão se inscrever até esta quarta-feira (26), pelo WhatsApp (61) 9944-3007 (falar com Clarice).

O Encontro é desdobramento do 13º Congresso Nacional da CUT (CONCUT) e tem como objetivo “a mobilização, participação e a organização dos trabalhadores e das trabalhadoras com deficiência a partir das bases sindicais”. Entre os pontos a serem debatidos, estão a situação das pessoas com deficiência em meio à pandemia; a atuação do Conselho Nacional do Direitos das Pessoas com Deficiência (CONADE); e a construção de Plano de Ação que inclua a realização de encontros estaduais em 2021. O 5º Encontro do Coletivo Nacional ainda elegerá a Coordenação Nacional do Coletivo Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência para o mandato 2021-2023.

Segundo o Regimento Interno do 5º Encontro Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência, só poderão concorrer à coordenação do Coletivo Nacional Sindical “os delegados e as delegadas devidamente credenciados/as e que assumam o compromisso de atuar pela organização dos trabalhadores e trabalhadoras com Deficiência em seu estado e no país”. Para ser delegado/a, de acordo com o documento, basta ser pessoa com deficiência da base sindical cutista ou ter comprovada atuação na área.

Programação

28 de maio

19h – Abertura com Análise da Conjuntura e o impacto nas pessoas com deficiência. (com transmissão no YouTube)
Participantes: Sérgio Nobre, Jandyra Uehara, Coordenação do Coletivo, Convidado.

29 de maio
9h – Dieese – análise da situação de trabalho das pessoas com deficiência na pandemia

10h30 – Atuação no CONADE (Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência)

11h30 – Balanço da atuação do Coletivo e plano de ação 2021-2022

12h30 às 14h – Almoço

14h – Continuidade Plano de Ação

16h – Eleição da Coordenação do Coletivo Nacional

17h – Encerramento