4ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres será neste sábado (31)
O Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (Cemeit) irá sediar, neste sábado (31), a 4ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres, entre 8h e 13h. O encontro deste sábado irá contemplar as mulheres que integram a denominada Região 3, que abrange os bairros de Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Guará, Taguatinga e Vicente Pires.
A participação das mulheres é importante para discutir e definir políticas de promoção de igualdade entre homens e mulheres no Distrito Federal. Por exemplo, definir políticas públicas que visem, dentre outras ações, a erradicar a violência e a eliminar as diferenças salariais entre os dois gêneros. Um dado revelador da discriminação de gênero é a violência contra mulher. No Brasil, a cada uma hora e trinta minutos uma mulher é assinada tão-somente por ser mulher.
Pesquisa deste ano da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) revelou que as mulheres do Distrito Federal ganham até 46% menos do que homens. O estudo sobre desigualdades de gênero e o perfil da discriminação aponta que as trabalhadoras do Plano Piloto têm salários 17% inferiores aos dos homens e as da Fercal recebem até 46% menos. O relatório demonstra que a renda média de uma mulher que trabalha no DF é de R$ 2.680 e a dos homens, de R$ 3.439. Essa realidade ocorre em todo o país.