3º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação começa nesta sexta (26)

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) realiza, entre os dias 26 e 28 de maio, no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB), o 3º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação. Diante do avanço do conservadorismo no Brasil, neste encontro, o FNDC reforça o debate sobre a necessidade da democratização da mídia e denuncia o papel da mídia no avanço da pauta conservadora e no discurso do ódio.
A abertura do encontro ocorrerá nesta sexta-feira (26), às 19h, no Centro Cultural da Associação de Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), com um ato público em defesa da liberdade de expressão e da democracia.
No sábado (27), a conferência de abertura terá como tema a “Internet, liberdade de expressão e privacidade” e ocorrerá no Anfiteatro 9, no ICC Sul. Após a conferência, haverá uma pausa para o almoço e, a partir das 14h, adentrando pela noite, haverá painéis temáticos, reuniões e atividades autoconvocadas.
No domingo (28), a partir das 9h, será realizada a conferência de encerramento com o título “Meios de comunicação, regulação e democracia”, no Anfiteatro 9 (ICC Sul). Às 11h, está previsto o início da abertura da 20ª Plenária Nacional do FNDC e aprovação da Carta de Brasília e, a partir das 13h30, seção de deliberações da 20ª Plenária Nacional do FNDC, ambos no Anfiteatro 9. Às 15h, encerramento.
O FNDC congrega entidades da sociedade civil e foi criado para enfrentar os problemas da área de comunicação social no país. Mais de 500 organizações são filiadas ao FNDC, dentre elas associações, sindicatos, movimentos sociais, instituições não-governamentais e coletivos que se articulam para denunciar e combater a grave concentração econômica da mídia no país, a ausência de pluralidade política e de diversidade social e cultural nas fontes de informação, os obstáculos à consolidação de uma comunicação pública e cidadã e as inúmeras violações à liberdade de expressão.
Na avaliação da entidade, em tempos de avanço do conservadorismo e de ruptura democrática no Brasil, as violações à liberdade de expressão têm se multiplicado, com a repressão de protestos e manifestações em defesa de direitos sociais, censura privada ou judicial de conteúdos na internet e nos meios de comunicação, violência contra comunicadores, etc.
Confira aqui todas as informações sobre o 3º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação