36ª Feira do Livro de Brasília faz a festa dos amantes da literatura

Diversas editoras, livrarias, escritores(as) e autores(as) estão fazendo a festa dos amantes da literatura. Na capital federal até o dia 26 de junho, a 36ª Feira do Livro de Brasília traz o tema O Quadradinho, o Quadrinho e a Leitura… Sempre em Frente, em homenagem ao ilustrador e escritor Roger Mello, oferecendo uma gama de obras dos mais variados segmentos literários, além de palestras, rodas de leitura, apresentações culturais e ações educativas. A Feira está sendo realizada no Complexo Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios.

Dentre os escritores presentes na Feira do Livro está o professor da rede pública de ensino do Distrito Federal, Silvano Colli. Autor de outras obras, como o Herdeiro Supremo, A Vingança e Contos que Encantam, o educador traz o livro Amizade sem Preconceito, que narra a história da preconceituosa dona Bianca, que briga com seu filho por estar brincando com um garoto negro. No decorrer do enredo, ela aprende a maior lição de sua vida: não importa se somos brancos, negros, índios ou amarelo, mas a certeza de que todos fazemos parte de um mesmo elo, somos todos da raça humana.

Para Silvano, a Feira do Livro é um grande incentivo à leitura e à cultura em geral. “Às vezes o que falta para muitos estudantes é apresentar um livro. Quando estou fazendo contação de histórias nas escolas, alguns alunos dizem que não gostam de ler e eu desafio a ler um livro. Depois, quando ele pôde escolher um presente meu, ele escolheu outro livro a uma caixa de chocolate. Então eu costumo dizer que o que falta é um incentivo para muitos que dizem não gostar de ler”, afirma o professor.

Para esta edição, a Feira traz algumas novidades, como Praça Família + Leitora e os espaços Sesc Vitrine Literária, Quadradinho + Autoral, Beco dos Quadrinhos e Casa do Cordel. Os ambientes Casa do Cordel, Espaço do Autor e Beco dos Quadrinhos abrigam mostras de xilogravuras e de HQs, além de sessões de autógrafos e de lançamentos literários. A Praça Família + Leitora é um espaço de convivência intergeracional, destinado ao incentivo da leitura entre crianças e familiares. O Território Senac é composto por quatro carretas com ativações e oficinas de informática, gastronomia, beleza e moda. Já o Vitrine Literária vai receber atividades artísticas, contações de histórias e oficinas formativas.

Se você, professor(a) e orientador(a) educacional, também está expondo uma obra na Feira do Livro, entre em contato conosco pelo e-mail imprensa@sinprodf.org.br. Sua história também pode ser publicada na nossa página.

 

Serviço:

 

36ª Feira do Livro de Brasília (FeLiB)

Quando: de 17 a 26 de junho de 2022

Horário: de segunda à sexta-feira, das 9h às 22h. Sábados e domingos, das 10h às 22h

Local: Complexo Cultural da República (Esplanada dos Ministérios)

Entrada: gratuita

Classificação indicativa: livre