Sinpro realiza curso para a 33ª turma de Formação Sindical para Aposentados(as)

Após três dias de imersão total nos temas do sindicalismo e da conjuntura nacional, uma nova turma de professores(as) e orientadores(as) educacionais aposentados(as) está pronta para exercer uma atuação mais participativa no dia a dia do sindicato. O Sinpro-DF concluiu, na quinta-feira (9/11), a 33ª turma do curso de Formação dos(as) Professores(as) e Orientadores(as) Educacionais aposentados(as).

Com participação massiva dos(as) aposentados(as) sindicalizados(as) inscritos(as), o curso foi realizado entre os dias 6 e 9 de novembro, em Caldas Novas. O objetivo é potencializar a ação sindical na categoria e na sociedade. “Desde que terminou a pandemia da covid-19, no ano passado, retornamos com a Formação Sindical para Aposentados e Aposentadas em Caldas Novas. A gente percebe o tanto que esse curso é importante pela característica de trazer um momento de estudos sobre a nossa Central Única dos Trabalhadores, nosso sindicato e para recuperar a história da nossa luta. Também é relevante para a gente falar um pouco de como é o funcionamento dessas nossas duas entidades, além de abordarmos temas importantes para essas pessoas que se encontram aposentadas”, afirma Elineide Rodrigues, coordenadora da Secretaria para Assuntos de Aposentados.

A diretora observa que, após a pandemia, outras necessidades surgiram entre esse público formado por pessoas aposentadas da categoria docente. “Muitas dessas pessoas se tornaram viúvas e viúvos, perderam familiares, filhos, amigos, e há uma necessidade, inclusive, emocional de esse encontro acontecer. É importante salientarmos que o curso em Caldas Novas, ou fora do DF, em que as pessoas se encontram e reencontram, tem de continuar acontecendo e melhorando a sua qualidade, trazendo temas pertinentes, que os e as participantes sugerem nas suas avaliações. A nossa secretaria tem a sensibilidade de ouvir a todos e todas e, no fim de cada curso, fazemos uma avaliação, e já preparamos as sugestões de melhorias para a segunda etapa a acontecer em 2024”.

Elineide afirma ainda que o Sinpro quer que a qualidade do curso de formação aumente cada vez mais. “Desejamos trazer mais pessoas para participar. No fim do curso, avaliamos coletivamente a atividade, os temas, o local que escolhemos para a realização e também a necessidade de a luta continuar diuturnamente, sobretudo, nesses momentos sombrios em que reformas retiram direitos e reduzem salários dos aposentados e pensionistas. Por isso essa formação vem ao encontro do que a gente necessita neste momento: estar com a categoria, não só com quem está na ativa, mas também com quem se encontra no usufruto da aposentadoria, para além de suas necessidades peculiares, mas também para dar conta das questões trabalhistas. Avaliamos que todos e todas precisam entender que a gente precisa continuar lutando por esses direitos que têm sido retirados”, finaliza.

Programa de Formação do Sinpro: 33ª turma

O curso faz parte do Programa de Formação do Sinpro e é ministrado pela Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da Central Única dos Trabalhadores Apolônio de Carvalho (ECO-CUT). Após mais de 4 horas de viagem, o grupo chegou em Caldas Novas e foi recebido com uma mística de abertura e apresentação dos(as) participantes. Na formação, o Sinpro e a ECO-CUT revezam momentos de estudos e de lazer, com atividades lúdicas.

César Azevedo, educador da ECO-CUT e PNFD-CUT, realizou a Mística de Abertura e, em seguida, diretores(as) da Secretaria de Aposentados(as) e demais dirigentes do sindicato realizaram a abertura oficial. No primeiro dia, os(as) cursistas participaram do seminário “A conjuntura atual e as(as) professoras(es) aposentadas(os) do Sinpro-DF”, ministrado por Jeová Simões, professor, advogado e educador da ECO-CUT.

Os dias 7 e 8 foram de submersão total nos temas do movimento sindical por meio de vários seminários, como o de Economia Política, ministrado por Simões, que, juntamente com Azevedo, revezaram nos seminários sobre a História da Classe Trabalhadora no Brasil e a CUT, em que contaram a história da origem, concepção, princípios e estrutura da central e sobre a Política Nacional de Formação da CUT e o papel da ECO-CUT.

Várias dirigentes do Sinpro também ministraram seminários de formação. O tema A Mulher Trabalhadora Aposentada foi apresentado por Elineide Rodrigues, coordenadora da Secretaria de Aposentados; A Importância da Formação na Militância Sindical, foi ministrado por Vanilce Diniz, coordenadora da Secretaria de Formação Sindical; e, o tema O Papel da Imprensa Sindical, foi feito por Letícia Montandon, coordenadora da Secretaria de Imprensa e Divulgação.

O Sinpro-DF valoriza a participação dos(as) sindicalizados(as) aposentados(as) da categoria e considera importante a participação dessas pessoas que sempre contribuíram com a entidade e que faz com que o sindicato seja uma das entidades mais importantes do Distrito Federal no protagonismo da luta de classe. Além do Curso de Formação Sindical, a Secretaria para Assuntos de Aposentados oferece também outros cursos.

Para maiores informações, ligue para a Secretaria para Assuntos dos Aposentados no número (61) 3343-4235 ou fale pelo WhatsApp pelo número (61) 9 9994-6258 e coloque seu nome nas listas de espera dos cursos. Sua presença é mais do que fundamental, é o que nutre a nossa luta!