2º Piquenique LGBTQIAPN+ do Sinpro fortaleceu a luta pelo direito de ser, na vida e no trabalho
O 2º Piquenique LGBTQIAPN+ do Sinpro foi um enorme sucesso! O ato político-cultural aconteceu no domingo, 28 de junho, realizado pelo Coletivo LGBTQIAPN+ da Secretaria de Raça e Sexualidade do sindicato. Foi um encontro de reflexões sobre a luta das pessoas LGBTQIA+ no mundo do trabalho, em especial, na educação, diálogo sobre os problemas cotidiano das pessoas; além de ter sido um momento de confraternização, com arte e amizade.
Diversas lideranças dos movimentos sociais, sindicais e do parlamento estiveram nessa atividade político-cultural, entre elas, Rosilene Corrêa, representando a CNTE; a deputada federal Erika Kokay, o deputado distrital Gabriel Magno; e o presidente da CUT-DF Rodrigo Rodrigues. Também participaram do evento os grupos Mães da Resistência e Mães pela Diversidade.
O coordenador do coletivo LGBTQIAPN+ da CUT-DF, professor João Macedo, entregou ao Sinpro e à CNTE placa elaborada pela CUT-DF (veja abaixo). A placa será encaminhada para todos os sindicatos que se comprometem com a luta da população LGBTQIAPN+, para reafirmar a importância dessa pauta.
O encontro também teve apresentações artísticas que emocionaram, alegraram e sensibilizaram os presentes, como o cordel Travesti Não É Bagunça, da cordelista Jarid Arraes; a poetisa Rafaela Farias; e o rapper Paulo Mauro.
“Agora, 55 anos depois da revolta de Stonewall, o Sinpro se orgulha de estar aqui, como movimento sindical, lutando pelo direito de ser, na vida e no trabalho, dos professores(as) e orientadores(as) educacionais LGBTQIAPN+, para que esse marcador social não seja um fator de opressão e precarização”, disse a diretora do Sinpro Ana Cristina Machado. “Nosso evento foi revigorante e muito elogiado por todos e todas que dele participaram. Com isso, estamos criando espaços de pertencimento e acolhimento, para sermos cada vez mais fortes”, comemorou ela.
Veja o álbum completo de fotos do 2º Piquenique LGBTQIAPN+ AQUI.