II Encontro Empodera Aris será neste sábado (5) na EC 66 do Sol Nascente

A Universidade de Brasília (UnB), o Fórum em Defesa das Águas, o Sinpro-DF e outras entidades dos movimentos sindical e popular que participam do projeto Vida & Água para ARIS (Áreas de Regularização de Interesse Social) do DF e Entorno realizarão, neste sábado (5/8), o II Encontro Empodera Aris (II EnPODERARIS), das 9h às 12h, na Escola Classe 66, do Sol Nascente.

O Sinpro informa que o II EnPODERARIS está com as inscrições abertas e que os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais interessados(as) em conhecer a metodologia do projeto também podem participar remotamente por meio do canal do Projeto Aris no YouTube.

 

Inscrições aqui

 

“O evento tem o objetivo de mobilizar e empoderar as famílias mais vulneráveis das 53 Aris do Distrito Federal, articulando forças populares para reivindicar seus direitos. A iniciativa é voltada para áreas de relevante interesse social que possuem uma população com menos de cinco salários mínimos e sem acesso à água potável e saneamento básico. Este segundo encontro articulará a parte sul do Distrito Federal, que contém 19 Aris”, informa Perci Coelho de Souza, professor do Departamento de Serviço Social da UnB e membro da coordenação colegiada do Projeto Vida & Água para ARIS.

O professor da UnB também explica e alerta para o fato de que o II EnPODERARIS “visa, ainda, a oportunizar a participação das populações dessas 53 Aris no processo de revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT) que tende a invisibilizar os direitos humanos e sociais violados e esquecidos desde 2009”.

O PDOT é obrigatório por Lei Federal e, justamente por isso, o Projeto Aris está articulado com parlamentares da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) na criação da Frente Parlamentar em Defesa da Serrinha do Paranoá, cujo lançamento ocorreu na manhã desta sexta-feira (4/8), na sala da Comissão Itamar Pinheiro. “Este momento é importante para mostrarmos nossa insatisfação com o descaso do Governo do Distrito Federal com a região e conta a especulação imobiliária na Serrinha”, afirma Coelho.

“Estamos articulados com o evento na CLDF de criação da Frente Parlamentar em defesa da Serrinho  do Paranoá porque nosso propósito é também constituirmos uma Frente Parlamentar em defesa das Aris, ja que o novo PDOT será votado na CLDF”, informa.

O II Encontro Empodera Aris tem também como objetivo antecipar a mobilização popular que mora em condições de emergência sanitária nas Aris do DF e Entorno para se prepararem para qualificar sua intervenção na agenda de consulta pública a ser promovida pelo GDF em atenção à Lei federal que obriga a atualização em 10 anos sobre os PDOT.

O projeto Vida & Água para ARIS existe desde 2020 por meio de Edital da Reitoria da UnB para pesquisas enfrentarem os impactos da pandemia da covid-19 no Distrito Federal. O Sinpro foi uma das primeiras parcerias do projeto. “E também, por meio do Sinpro-DF, temos um programa quinzenal na TV Comunitária de Brasília”, finaliza Perci Coelho. Confira, no link a seguir, o programa quinzenal na TV Comunitária de Brasília.

 

  

Saiba mais:

Siga o projeto nas redes sociais!!

 

Instagram:

@vidae.agua

(https://instagram.com/vidae.agua?igshid=MGU3ZTQzNzY=)

 

twitter:

@vidaeagua_aris

(https://twitter.com/vidaeagua_aris?s=11&t=3kXvnc3gyMYGerROtrCOhA)

 

Facebook:

Vida & água para aris

(https://www.facebook.com/vida.aguaAris)