25 de maio: Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural
O Brasil possui uma das maiores diversidades do setor de hortifruti do mundo, sendo, também, um dos líderes na exportação de frutas, legumes e verduras para os quatro cantos do planeta. Toda esta riqueza vinda da terra é fruto do suor e do esforço do trabalhador e da trabalhadora rural, que diariamente dedica seu tempo para o cultivo de alimentos. Em homenagem a todos(as) os(as) lavradores, agricultores, cuidadores de animais e pequenos produtores que trabalham nas zonas rurais, campos e fazendas, desempenhando papel fundamental na produção e no desenvolvimento do setor agrícola do país, em 25 de maio é comemorado o Dia do Trabalhador Rural.
A data também traz uma importante reflexão: quais condições de trabalho estes(as) trabalhadores(as) encontram no campo? Dentre os principais desafios enfrentados pelo(a) produtor(a) rural no Brasil estão as pragas, a falta de mão de obra especializada, a ausência de investimentos e políticas públicas para o setor e o clima. No cenário climático, o trabalhador rural sofre com problemas referentes a secas, enchentes, fenômeno El Niño, geadas, granizo, entre outros, muitas vezes causado pela ação do próprio homem.
O Sinpro parabeniza estes(as) trabalhadores(as) por toda contribuição direcionada à sociedade e enaltece o papel crucial de todos(as) na produção de alimentos, garantindo a segurança alimentar, o crescimento econômico do país e o suprimento de recursos naturais para a população.
MATÉRIAS EM LIBRAS