23ª Semana Nacional de Educação da CNTE coloca a educação no centro do projeto de Nação

23 semana da educacao materia site

Nesta 23ª edição da Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, a programação é formada por atividades diárias de 25 a 29 de abril de 2022, que serão realizadas de modo virtual, ainda devido aos cuidados decorrentes da pandemia do Covid-19.

O tema “A educação no centro do projeto de Nação: Um outro Brasil é possível!” promove a reflexão de que a soberania nacional e popular exige um projeto educacional articulado, construído em bases sólidas e democráticas, considerando que uma nação soberana deve estar vinculada a um Projeto Emancipador de Educação.

>> Acesse o caderno da 23ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública AQUI.

Confira a programação:

– Dia 25/4/22 (segunda-feira)
Tema: Reforma do Ensino Médio versus Currículo Integral
Sugestões de atividades: enviar e-mails para os Deputados Federais e Senadores pedindo a revogação da lei do Novo Ensino Médio e promover um tuitaço com o mesmo tema; promover debate com os estudantes e/ou pais/mães/responsáveis, a partir da live produzida pela CNTE.
Live da CNTE às 19h

– Dia 26/4/22 (terça-feira)
Tema: Piso e Carreira decentes para os profissionais da educação
Sugestões de atividades: promover o debate entre os profissionais da educação com produção de vídeos de até um minuto sobre o tema.
Live da CNTE às 19h

– Dia 27/4/22 (quarta-feira)
Tema: O Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação Pública, Gratuita e de Qualidade
Sugestões de atividades: aulão nas praças públicas com faixas, panfletagem acerca do tema, lives, debates com a comunidade escolar (pais/mães, estudantes, profissionais da educação). Encaminhar vídeos e fotos para a CNTE das ações desenvolvidas.
Live da CNTE às 19h

– Dia 28/4/22 (quinta-feira)
Tema: Um Projeto de Educação que garanta uma Nação Soberana
Sugestões de atividades: promover debates por meio de rodas de conversa acerca do tema, com foco na Democracia e na Formação cidadã, atos públicos e/ou mobilizações concomitantes em todos os estados e municípios do país com faixas, panfletagens nas praças, ruas, feiras. Em defesa da Soberania do Povo Brasileiro!
Live da CNTE às 19h

– Dia 29/4/22 (sexta-feira)
Tema: Paulo Freire Vive em cada Educador Brasileiro que Luta por Educação de Qualidade, no chão da Escola Pública.
Sugestões de atividades: promover momento cultural por meio de saraus, roda de viola, roda de capoeira, cirandas, roda de samba, teatro, nas escolas e praças públicas, dialogando com a comunidade acerca dos temas relacionados ao direito à educação.
Live da CNTE às 19h

Fonte: CNTE