CEMEB recebe escolas para peça Os Filhos Delas, sobre os órfãos dos feminicídios

A Cia Teatral Elefante Branco, formada por estudantes do Cemeb, oferece às escolas da rede pública apresentações do espetáculo “Os filhos delas”, peça autoral da Cia Elefante Branco. O espetáculo será encenado na Sala de Ensaio do Centro de Ensino Médio Elefante Branco (CEMEB), localizado na quadra 907 da Asa Sul. O espetáculo acontecerá na Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher (Lei Federal nº 14.164/2021), de 24/03 a 28/03, pela manhã.

“Os Filhos Delas” é resultado de uma árdua pesquisa sobre a epidemia de feminicídio que ocorre no Brasil, com ênfase na situação dos órfãos do feminicídio no DF.

 

Epidemia de feminicídio

A Cia Elefante Branco mergulhou na pesquisa sobre a epidemia de feminicídio existente no Distrito Federal a partir das absurdas situações de violência de gênero existentes no Brasil. A ideia da peça surgiu a partir do ponto de vista dos órfãos do feminicídio, o que levou a um esboço teatral legislativo e político com a denúncia da violência e da ausência.

Entre tantos problemas sociais envolvidos com essa temática tão estarrecedora, encontram-se as questões vinculadas à legislação vigente, com foco nas leis que protegem as mulheres, estendendo-se à crítica sobre a sua não execução. É o caso da recente Lei de Proteção ou Afiliação, que ampara os órfãos do feminicídio e é enfatizada no espetáculo.

A partir de cenas de teatro e dança, o espetáculo mistura elementos da contemporaneidade e do teatro didático para promover uma reflexão pautada na necessidade de proteção às mulheres e na conscientização dos “futuros homens da nação”, clamando por uma ruptura com os padrões comportamentais do machismo estrutural e do patriarcado.

Pesquisa sobre as situações de feminicídio no DF, e mapeamento dos órfãos do feminicídio, resultou em cenas reais quanto fictícias. Cenas de teatro e de dança que apresenta também o que diz a lei.

 

Agende sua escola

As sessões da peça “Os Filhos Delas” acontecem na Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, de 24/03 a 28/03, pela manhã. Sessões às 9:15. (Exceto dia 27/03, quinta-feira, quando haverá assembleia geral do Sinpro com paralisação). Você pode agendar sua escola pelo e-mail ciaelefantebranco@gmail.com ou por DM no Instagram @ciaelefantebranco.

A capacidade de pessoas por sessão é de 150 (cento e cinquenta pessoas). O traslado para o CEMEB é de responsabilidade da escola convidada, que deverá se organizar com os ônibus que trarão os alunos. A peça tem duração de 30 minutos e é seguida de um debate de 30 minutos totalizando 1 hora de duração.

Mais informações com o professor Marcello D’Lucas, no telefone (61) 99204-0236.