Projeto “Pontes de Palito” no CEM 404: Integrando Teoria e Prática
No Centro de Ensino Médio 404 de Santa Maria, os alunos da 2ª série do ensino médio finalizaram o ano letivo com o inovador projeto “Pontes de Palito”. Desenvolvido nas aulas de matemática e física, o projeto teve como objetivo aplicar conceitos teóricos em situações práticas, abrangendo conteúdos como resistência dos materiais, leis de Newton, mecânica, equilíbrio, trigonometria no triângulo, leis dos senos e cossenos, e treliças.
Os estudantes tiveram duas semanas para construir suas pontes utilizando apenas palitos de picolé e cola quente. No dia 29 de novembro, as pontes foram apresentadas e submetidas a testes de carga. A ponte mais resistente suportou impressionantes 146 kg.
O regulamento do projeto estipulava que cada grupo, composto por até oito alunos, poderia apresentar somente uma ponte. Uma comissão de fiscalização foi responsável por avaliar os trabalhos e verificar a conformidade com as normas estabelecidas, como dimensões e materiais permitidos.
Durante a construção, os alunos aplicaram conhecimentos de trigonometria, força, equilíbrio e leis de Newton, além de desenvolverem habilidades de trabalho em equipe e criatividade. O projeto não só reforçou o aprendizado teórico, mas também inspirou os alunos a explorarem novas áreas do conhecimento.
O grupo vencedor era composto por mulheres. A premiação incluiu pizzas para os vencedores, celebrando o esforço e a dedicação dos participantes. “Além da vitória das meninas, que merecem todo o reconhecimento, a parte mais legal foi ver o impacto desse projeto na vida de uma das alunas. Ela revelou que o projeto a inspirou a seguir carreira em engenharia!”, comemorou o professor de matemática Elias Júnior.
O projeto “Pontes de Palito” exemplifica como a educação pode conectar o presente ao futuro, inspirando novos caminhos e mostrando a magia do aprendizado prático!