Livro pensa os corpos diversos em diferentes contextos

A pedagoga e professora aposentada da SEE-DF Marina Teixeira Mendes de Souza Costa e a socióloga e professora Patrícia Dario El-moor Hadjab são as organizadoras de um livro que pensa o corpo sob vários aspectos, óticas e funções.

Corpo: assinatura da vida será lançado no sábado, dia 4 de fevereiro, às 17h no Sebinho da Asa Norte (406 Norte)

“A proposta do livro é trazer vários autores discutindo a temática do corpo”, conta Marina Costa.

O livro é prefaciado pela professora e psicanalista Maria de Lourdes Teodoro e é dividido em três eixos, cada um apresentado por dois sonetos de Edimar Silva, seguidos de artigos de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento que se propuseram a problematizar o corpo sob diferentes prismas.

O primeiro eixo discorre sobre o corpo imaginativo e criador. Pensa o corpo brincante, o corpo na fotografia sinestésica, o corpo que dançar, que desenha e é desenhado pelas crianças.

O segundo eixo traz o corpo em suas potencialidades e desafios. Pensa os corpos negros retratados na história das artes, a cegueira incorporada, o bullying na escola, a educação e tecnologias digitais.

O terceiro eixo traz o corpo e a saúde.  O adoecimento nas relações de trabalho e a unidade corpo-mente, a desconexão entre corpo, natureza e mente e seus desdobramentos na área da saúde, e a reflexão dos corpos fechados em quarentena e nossa relação com o planeta.

“A obra é um convite a pensarmos o corpo em um viés dinâmico e inclusivo, no qual cada um de nós assina sua forma de ser e estar no mundo”, explicam Marina Costa e Patricia El-moor.