1º de maio terá discurso presidencial nas redes sociais

A presidente Dilma inovou, e muito, ao anunciar que o discurso de 1º de maio será realizado via redes sociais. É a primeira vez que isso acontece no país, já que a prática corrente é fazer o discurso do Dia do Trabalhador em cadeia nacional de rádio e TV.
A atitude não veio por acaso. Diferentemente do vem sendo divulgando na chamada “grande mídia”, o Planalto quer prestigiar as redes sociais. Um aspecto que merece destaque é que são nas redes que os brasileiros estão procurando fontes de informação mais confiáveis – o que nem sempre ocorre na mídia tradicional.
Some-se a isso o fato de que a população brasileira, proporcionalmente, é a que mais acessa a rede em termos mundiais – tanto em número de acessos quanto em tempo de permanência na internet. Pensando assim, a mensagem da presidenta Dilma atingirá um público muito maior e terá repercussão mais aprofundada.
O ministro da secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, disse que a decisão é uma forma de valorizar outros modais de comunicação. “A presidenta não teme nenhum tipo de manifestação da democracia. Ela vai continuar utilizando a televisão, a cadeia nacional quando for necessário. Nesse momento, entendemos que a melhor forma são as redes sociais”, completou.
Ainda de acordo com Edinho Silva, serão utilizados vídeos curtos, veiculados nas contas da presidente no Facebook e Twitter ao longo desta sexta. Segundo o chefe da Comunicação Social, outros vídeos serão divulgados por meio do aplicativo WhatsApp.
“Eu tenho o vídeo, passo para os meus contatos, que passam para os seus contatos, que passam adiante e, assim, o vídeo vai se replicando”, afirmou.
Outro objetivo, segundo Edinho Silva, é atrair ainda mais o público jovem.