Parceria Sinpro/UnB, pós em Educação Básica e DH na Perspectiva Internacional teve primeira aula síncrona na terça (26)

A primeira aula síncrona (em tempo real) do Curso de Especialização em Educação Básica e Direitos Humanos na Perspectiva Internacional, parceria Sinpro/UnB, aconteceu na noite de terça-feira (26) em formato remoto. Mais de 160 professoras(es) e orientadoras(es) educacionais da rede pública de educação do DF acompanharam a aula.

O módulo 1 se debruça sobre o tema Trabalho, sociedade e educação básica na experiência internacional, e tem duração de 60 dias. A exposição foi feita pela professora Celi Taffarel, que apresentou uma introdução sobre o acesso ao conhecimento enquanto um direito da sociedade.

“A professora abordou o conhecimento como patrimônio da humanidade, por ser resultado de um acúmulo histórico da própria humanidade”, aponta a diretora do Sinpro Mônica Caldeira, uma das estudantes do curso. “É por isso que a educação jamais pode ser tratada como mercadoria: o acesso ao conhecimento é um direito de todos e todas”, finaliza.

Para a Profa. Dra. Urânia Flores, da UnB, uma das coordenadoras do curso, a expectativa é o desenvolvimento dos conteúdos de forma teórica e prática, por meio da metodologia que tem por base o conceito fundamentado na tríade ação-reflexão-ação: “Como pudemos perceber na aula das professoras Celi Taffarel e Patrícia Pinheiro, o curso buscará acrescentar teoricamente aquilo que os e as profissionais da educação já observam e vivenciam no seu cotidiano”, explica Urânia. “Para tanto, é fundamental compreender a relação educação/trabalho, porque a educação é fundamental na transformação desse sistema”, conclui.

O curso

O curso de pós-graduação Educação Básica e Direitos Humanos na Perspectiva Internacional é uma parceria do Sinpro-DF com o Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (UnB) e com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB). Ele é composto por 6 módulos (disciplinas):

Módulo 1: Trabalho, sociedade e educação básica na experiência internacional
Módulo 2: Educação básica: boas práticas no mundo
Módulo 3: Metodologia de pesquisa: ação-reflexão-ação
Módulo 4: Organização sindical na educação básica: diferentes perspectivas
Módulo 5: Organismos internacionais, direitos humanos e educação básica do Brasil
Módulo 6: A relação educação básica e universidade em diferentes países

As disciplinas serão ministradas em 60 dias – 45 dias para trabalhar os conteúdos, e os últimos 15 dias para a realização das atividades de avaliação da disciplina (prova e/ou trabalho final). No fim do curso, os e as cursistas defenderão um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) perante uma banca. O TCC será orientado por um professor ou professora com titulação mínima de mestrado.

A pós é coordenada pelas professoras Luciana Custódio (diretora do Sinpro); Dra. Urânia Flores (Ceam/UnB); Patrícia Cristina Pinheiro (Ceam/UnB); e Dra. Rossana Valéria de Sousa e Silva (GCUB).

Para mais informações sobre o curso e o cronograma, acesse: https://ceam.unb.br/pos-graduacao/cursos-de-especializacao?layout=edit&id=127

MATÉRIA EM LIBRAS