18 de abril – Dia Nacional do Livro Infantil

Acanhada, Maria Eduarda (nome fictício), de 10 anos, sempre encontrou no isolamento e na timidez a força que precisava para superar dificuldades que viveu desde seu primeiro contato com a escola. Ao entrar no ensino infantil, Duda se alegrava com os momentos de ludicidade, mas se retraía quando o assunto era leitura. Ao identificar sua dificuldade com as letras, sua professora passou a mostrar à aluna um leque de novidades que poderia obter através dos livros, das gravuras, e com o tempo Maria Eduarda voltou a sorrir, deixando a tristeza de lado. Um mundo de novidades se abria para ela.

A história se confunde com a de vários(as) alunos(as) que passaram por dificuldades no momento da alfabetização, e da importância da leitura neste importante processo pedagógico. E para enfatizar e reconhecer a importância dos livros para a educação e para o futuro da humanidade, o dia 18 de abril foi escolhido para abarcar o Dia Nacional do Livro Infantil.

Nesta mesma data, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. Portanto, é uma data que celebra esse tipo de literatura e ainda homenageia o escritor, autor não só de textos para crianças, apesar de ser mais conhecido por eles. É vasto o legado de Lobato: Urupês; O Saci; Narizinho Arrebitado; Fábulas; O Marquês de Rabicó; As Aventuras de Hans Staden; Peter Pan, dentre outros.

O próprio Lobato afirmava que o livro infantil é lugar de sonhos, fantasias, reflexões e, também, de realidade. A literatura infantil mostra um universo lúdico e particular, mas sem deixar de lado a importância no processo de alfabetização. O incentivo à leitura é, portanto, um desafio para pais ou responsáveis, escolas, editoras, enfim, de todo um país e dos governos Federal e locais.

Passados três anos do despertar de seu amor pela leitura, Maria Eduarda ajuda outras crianças a conhecerem toda riqueza que os livros escondem. “A literatura na infância traz uma gama de benefícios, colaborando com o processo de apropriação da linguagem escrita, agregando conhecimento e produzindo conceitos significativos no desenvolvimento de ensino e aprendizado. É uma fonte de estímulo à criatividade e à imaginação de seus leitores, o que contribui para o desenvolvimento intelectual e para a formação de um público leitor”, ressalta o diretor do Sinpro Cláudio Antunes.

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