17 de agosto marca o Dia do Patrimônio Histórico Nacional

Feliz e digno o país que respeita e preserva a sua história. O dia 17 de agosto, Dia do Patrimônio Histórico Nacional, reforça bem esta preocupação e esta necessidade de se proteger e preservar os bens culturais brasileiros.

A data, escolhida em 1998 para homenagear o historiador e jornalista mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade, ganhou significado após mais de 60 anos de criação do mais importante órgão de preservação do país, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Rodrigo foi o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil e pela criação do Iphan em 1937, que presidiu até 1967. O Iphan, como forma de honrar sua memória, premia ações de proteção, divulgação e preservação do patrimônio cultural brasileiro anualmente, com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade.

Entre as principais conquistas para os brasileiros está a criação de uma política dedicada ao Patrimônio Cultural Imaterial, que inspirou diversos países e deu as bases para a formulação e implementação de modelos similares nas esferas estaduais e municipais. Responsável por viabilizar a identificação, reconhecimento, salvaguarda e promoção dos bens culturais imateriais brasileiros, essa política pública completou 20 anos no dia 04 agosto de 2020. Por meio dela, ao longo das duas últimas décadas, foram registrados 48 bens como Patrimônio Cultural do Brasil. Neles estão os ofícios, lugares, modos de fazer, celebrações; formas de expressão e diversos saberes transmitidos de geração a geração, sendo referência às identidades, ação e memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.

Em tempos de desrespeito, abandono, descaso e destruição da cultura brasileira, fruto da política implantada pelo governo de Jair Bolsonaro, comemorar o Dia do Patrimônio Histórico Nacional e comemorar toda a diversidade da cultura nacional. É respeitar o plural, o que é produzido pelo povo e toda riqueza advinda do brasileiro, em suas mais ricas e diversas produções culturais.

MATÉRIA EM LIBRAS