"16 Dias de Ativismo pela Não Violência contra as Mulheres" começa nesta quinta (24)

Nesta quinta-feira (24), Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres, data em que marca a abertura da campanha internacional intitulada “16 Dias de Ativismo pela Não Violência contra as Mulheres”, o Sinpro-DF irá participar de atividade da CUT Brasília de combate à violência doméstica.
As Secretarias de Mulheres da CUT Brasília e de seus sindicatos filiados irão realizar a ação na Rodoviária do Plano Piloto, a partir das 17h, com panfletagem, bate-papos, apresentações culturais e outras ações que visam a informar o máximo de mulheres trabalhadoras que estiverem no local.
Haverá entrega de material impresso para esclarecimento sobre os tipos de violência que acometem as mulheres, tais como as violências moral, psicológica, patrimonial, física, sexual e outras que a Lei Maria da Penha prevê. Um grupo de rappers da periferia do Distrito Federal, formado somente por mulheres, irá se apresentar com um RAP intitulado “Maria da Penha”. A música aborda o problema da violência contra a mulher.
“Será uma atividade diversificada, cultural, de conscientização e de alerta para que as mulheres do DF e do Entorno, as que mais transitam pela Rodoviária, possam conhecer o tema e se precaver, bem como ter um momento de formação e informação para combater a violência doméstica, o que é algo que pode acontecer com ela mesma, com a filha, a mãe, a irmã, a amiga, a vizinha”, diz Vilmara Carmo, coordenadora da Secretaria para Assuntos e Políticas para Mulheres Educadoras do Sinpro-DF.
A diretora informa que as Secretarias de Mulheres da CUT e dos sindicatos filiados planejam realizar uma ação grande e positiva e que a deputada Érika Kokay (PT), única deputada federal da capital do país na Câmara dos Deputados, também estará presente na linha de frente do combate à violência contra a mulher.
Para conhecimento:RAP é a sigla de um gênero musical que surgiu na Jamaica nos anos 1960 e foi levado ainda na década de 1970 para os bairros pobres de Nova Iorque, Estados Unidos. A sigla significa Rhythm and Poetry (RAP) que, em português, quer dizer “ritmo e poesia”. É um discurso rítmico com rimas e poesias e constitui um dos pilares fundamentais da cultura hip hop.
Confira a seguir um breve histórico sobre a campanha internacional intitulada “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”:
Pelo fim da violência contra a mulher em 16 Dias de Ativismo