CEM 304 de Samambaia realiza aula cidadã

Faltando 45 dias para a Marcha Nacional de luta pela aplicação de 10% do PIB na Educação Pública, professores e alunos do Centro de Ensino Médio 304 de Samambaia se reuniram, nesta sexta-feira (16), com dirigentes sindicais para entender melhor a necessidade que a educação tem de mais investimentos. O diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Antônio Lisboa, conduziu a aula cidadã destacando a importância da participação da sociedade na construção do novo Plano Nacional de Educação. “É preciso valorizar professores e funcionários, investir na estrutura da escola e isso só é possível com o aumento das verbas para a educação. Atualmente o investimento está em cerca de 5% do PIB, o governo propôs 7%, mas a sociedade aprovou em 2010, na CONAE, que o Brasil precisa investir 10% de seu PIB em educação pública na próxima década”, diz o diretor da CNTE.
A marcha proposta para o dia 26 de outubro contará com caravanas vindas de todos os entes federados. Até lá, alunos das escolas públicas participarão de um concurso onde serão produzidos textos e desenhos que comporão um grande painel nacional em frente do Congresso Nacional no dia 26, com vistas a sensibilizar os congressistas a aprovarem as emendas enviadas pelo conjunto da sociedade.
As escolas públicas do DF podem enviar ao Sinpro, até o final deste mês, os trabalhos produzidos pelos alunos. “Iremos enviar todos os trabalhos para a CNTE, compondo com trabalhos dos alunos de nossa rede de ensino, o grande clamor da sociedade: 10% do PIB para a educação”, informa o diretor de Políticas Educacionais do Sinpro, Cláudio Antunes.